A Ponte de Guaratuba alcançou 73% de execução em setembro, segundo o boletim oficial mais recente. O projeto, aguardado há quase três décadas, já é realidade na Baía de Guaratuba, com a estrutura tomando forma visível.
Desde 2023, mais de 900 profissionais, divididos em três turnos de trabalho, atuam com maquinários pesados e embarcações para erguer a obra de R$ 400 milhões, executada pelo Consórcio Nova Ponte e financiada pelo Governo do Estado, via DER/PR e SEIL.
Quando pronta, terá 1.200 metros de extensão, quatro faixas de tráfego, ciclovia, calçadas e acessos terrestres, somando mais de 3 km de infraestrutura. A inauguração está prevista para abril de 2026, substituindo os ferry-boats e garantindo fluidez ao tráfego entre Caiobá e Guaratuba.
Linha do tempo da construção
2019 – Primeiros estudos
O governo investiu quase R$ 1 milhão no EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental), que apontou cinco traçados possíveis.
2020/2021 – Estudos ambientais e anteprojeto
O consórcio Maia Melo/Enescil venceu a licitação para validar alternativas e elaborar o anteprojeto, homologado em abril de 2021.
2022 – Licitação e contrato
O governador Ratinho Junior lançou em julho o edital para projeto e execução. Em outubro, o Consórcio Nova Ponte venceu a disputa por R$ 386,9 milhões. O contrato foi assinado em dezembro. Nesse mesmo mês, o Governo apresentou o EIA/Rima em audiências públicas com mais de 600 pessoas.
2023 – Disputas judiciais e início dos trabalhos
O TCE-PR suspendeu a licitação, mas a decisão foi revertida pelo TJPR e depois confirmada pela ministra Rosa Weber no STF. Em abril, com a licença do IAT, os canteiros foram instalados. Em novembro, a maquete eletrônica em vídeo foi divulgada.
Houve nova suspensão em outubro, determinada pela Justiça Federal, mas revertida pelo TRF-4, garantindo continuidade da obra.
2024 – Primeiras fundações
Em abril, o governador deu ordem de serviço após emissão da Licença de Instalação. No mesmo mês começaram as perfurações das estacas.
Em outubro, a execução já era de 27,1%, com 24 das 64 estacas concluídas, 5 mil m³ de concreto e 1.316 toneladas de aço utilizadas.
2025 – Avanço acelerado
- Maio: obra atinge 50% de execução, marcada pela bênção do padre Reginaldo Manzotti.
- Agosto: concretagem da última estaca marítima e início da instalação dos estais (cabos de aço da parte estaiada). O projeto em BIM mostrou os acessos de Caiobá e Guaratuba, com ciclovias, rotatórias, paisagismo e áreas exclusivas para pedestres.
- Setembro: 73% da obra concluída, com previsão mantida para abril de 2026.
A nova ponte vai eliminar filas nos ferry-boats, reduzir o tempo de deslocamento e impulsionar o desenvolvimento econômico, turístico e social de municípios como Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.
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