79% dos municípios tem aumento no número de postos de trabalho

De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho na quinta-feira, 27 de junho, 79% dos municípios do Paraná registraram um aumento no número de postos de trabalho formais entre janeiro e maio de 2024. Em 316 cidades do estado, houve mais admissões do que demissões durante este período.

O Paraná se destacou como o terceiro maior empregador com carteira assinada no Brasil, com a criação de 96.019 novos postos de trabalho formais nos primeiros cinco meses do ano. Apenas São Paulo e Minas Gerais, estados mais populosos, superaram o Paraná. Em âmbito nacional, o saldo positivo de empregos no acumulado do ano foi de 1.088.955 novos postos.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior comentou sobre o desempenho positivo do estado: “O Paraná vem atraindo cada vez mais investidores pelo bom momento econômico que vive, o que resulta em mais empregos para o Estado. E emprego é comida na mesa do trabalhador, mas também é a roda da economia girando, com mais dinheiro circulando, o que gera ainda mais empregos”.

Destaques por Municípios

Curitiba lidera o ranking estadual com a criação de 26.829 novos postos de trabalho formais ao longo do ano. Em seguida, destacam-se Maringá (4.581), Londrina (4.301), São José dos Pinhais (4.037) e Cascavel (3.993). Outros municípios que também registraram mais de 1.000 novos empregos incluem Ponta Grossa, Toledo, Foz do Iguaçu, Araucária, Colombo, Pinhais, Assis Chateaubriand, Pato Branco, Francisco Beltrão, Rolândia, Campo Largo e Arapongas.

LEIA MAIS

Crescimento Descentralizado

Os dados do Caged mostram que o crescimento das oportunidades de trabalho está descentralizado, abrangendo todas as regiões do estado e beneficiando cidades de diferentes portes. Isso evidencia a solidez econômica do Paraná e sua capacidade de gerar empregos de forma diversificada e abrangente.

No Sudoeste o destaque ficou para Pato Branco com saldo nos 5 primeiros meses do ano de 1182 postos de trabalho e Francisco Beltrão com 1112 postos de trabalho.

Distribuição dos Novos Postos de Trabalho

  • Mais de 1.000 novos empregos: 17 municípios.
  • Entre 500 e 1.000 novos empregos: 16 cidades.
  • Entre 1 e 500 novos empregos: 283 municípios.
  • Resultado estável (nenhuma mudança): 7 cidades.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.