Para a imunização de pessoas com comorbidades, são mais de 3,5 mil doses entregues neste lote
Os 15 municípios que integram a 7ª Regional de Saúde começam a se articular para nos próximos dias dar início a vacinação de um novo grupo prioritário seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Esta nova etapa será um reflexo ao primeiro lote de 5,7 mil doses de vacinas entregues para a regional, destinadas a imunização de gestantes e puérperas (540 doses); pessoas com deficiência permanente (1.565 doses) e com comorbidades (3.595 doses).
No entanto, nessa quarta-feira (5), a regional recebeu ainda 2.995 doses destinadas a vacinação de idosos da faixa dos 60 a 64 anos, que assim com o novo público alvo, também será para a aplicação da primeira etapa. Totalizando assim, um lote de 8.695 doses.
Ainda chegaram na regional, imunizantes para a aplicação da segunda dose de trabalhadores da saúde e das forças de segurança e salvamento.
Vacinação
Conforme o Diário do Sudoeste divulgou na edição desta quarta-feira (5), cerca de 10% da população residente na área correspondente a 7ª Regional de Saúde possui alguma comorbidade que corresponde ao novo grupo vacinal. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em números reais, isso representa, 23.670 pessoas.
No caso da microrregião e Pato Branco, as novas doses chegaram no momento em que boa parte dos municípios estão imunizando pessoas com 60 anos e de acordo com o Vacinômetro atualizado na tarde dessa quarta, 45.805 pessoas já tinham recebido a primeira dose de imunizante e 26.731 completaram o esquema vacinal ao receber as duas doses.
Ainda de acordo com o Vacinômetro, Bom Sucesso do Sul, é o município que proporcionalmente mais aplicou a primeira dose (98,8%), o equivalente a 748 pessoas imunizadas.
Já com relação a aplicação das duas doses, São João tem um coeficiente de 99,2%, com relação as doses recebidas.
Em números absolutos, Pato Branco é o município da regional que mais vacinou até o momento, são 13.692 aplicações de primeira dose e 8.684 das duas etapas.