95 Escolas podem integrar o Programa Parceiro da Escola

O estado do Paraná poderá contar com 95 escolas participantes do programa Parceiro da Escola a partir de 2025. Esse total inclui 93 instituições selecionadas em uma consulta pública realizada recentemente e outras duas unidades que já integravam o projeto-piloto em Curitiba e São José dos Pinhais. O número representa 53% dos colégios aptos a participar do programa, conforme estabelecido pela legislação estadual.

A consulta pública, encerrada na última segunda-feira (9), contou com a participação expressiva da comunidade escolar, incluindo pais, responsáveis, estudantes e servidores. Ao todo, foram registrados 44,4 mil votos, atingindo quórum em 94 escolas. Para as 83 unidades que não alcançaram o mínimo necessário, a inclusão no programa será decidida pela Secretaria de Estado da Educação, com base nos critérios definidos para a formação de lotes com empresas parceiras.

As escolas selecionadas estão distribuídas em 41 municípios do Paraná:

  • As escolas ficam em Assis Chateaubriand, Almirante Tamandaré, Andirá, Apucarana, Arapongas, Barbosa Ferraz, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cambé, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Jaguariaíva, Loanda, Londrina, Maringá, Matelândia, Matinhos, Mauá da Serra, Medianeira, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palmeira, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Porecatu, Prado Ferreira, Roncador, São José dos Pinhais, Sarandi e Toledo.

Por outro lado, colégios de Pato Branco e Francisco Beltrão rejeitaram a adesão ao programa durante a consulta.

O programa Parceiro da Escola visa modernizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais, promovendo maior eficiência e liberando gestores e professores para focar exclusivamente no ensino. A iniciativa busca fortalecer a qualidade da educação pública, garantindo ambientes mais adequados para o aprendizado.

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Com a consulta concluída, as empresas credenciadas para o programa serão convocadas para definir os lotes de escolas, seguindo os critérios estabelecidos no edital de licitação. A formalização dos contratos ocorrerá em conformidade com a legislação vigente, assegurando transparência e eficiência administrativa.

A previsão é que as operações nas unidades contempladas tenham início já no ano letivo de 2025, trazendo melhorias significativas para as escolas participantes e suas comunidades.

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