Um garoto revelado pelo Fluminense foi o grande nome da primeira semifinal do Mundial de Clubes da FIFA 2025™ — mas vestindo a camisa do Chelsea FC. João Pedro, cria de Xerém, marcou dois golaços, um em cada tempo, e garantiu a vitória do time inglês, classificando-o para a decisão do torneio.
Aos 23 anos, o atacante brasileiro se apresentou ao técnico Enzo Maresca já durante o Mundial, após o Chelsea pagar 65 milhões de euros por sua contratação. Agora, o time londrino aguarda o vencedor do duelo entre Paris Saint-Germain e Real Madrid, que jogam nesta quarta-feira, também no estádio na região metropolitana de Nova York.
Como foi o jogo
O Fluminense tentou manter a posse de bola e envolver a forte defesa inglesa, mas encontrou dificuldades. Assim como nas quartas contra o Palmeiras, o Chelsea adiantou sua marcação e pressionou muito. A estratégia surtiu efeito: os erros de passe do Flu geraram contra-ataques perigosos.
O primeiro gol nasceu de um erro no meio-campo. Em rápida transição pela esquerda, Pedro Neto cruzou, Thiago Silva afastou parcialmente, e a bola sobrou para João Pedro, que bateu de chapa no ângulo esquerdo de Fábio, sem chances para o goleiro.
O Fluminense quase empatou aos 25 minutos, quando Hércules tabelou com Germán Cano e finalizou com um leve toque para encobrir Robert Sánchez. Mas Marc Cucurella salvou em cima da linha.
Na volta do intervalo, o Chelsea novamente pressionou a saída de bola tricolor, criando dificuldades. O Fluminense escapou do abafa inicial, mas ao buscar o empate com alterações ofensivas de Renato Gaúcho, acabou vulnerável ao contra-ataque.
Em nova jogada de velocidade, o poderio físico do Chelsea prevaleceu. João Pedro avançou com liberdade, entrou na área e soltou uma bomba. A bola explodiu no travessão e quicou dentro do gol, selando o placar.
Os protagonistas
João Pedro, atacante do Chelsea:
“Uma mistura de sentimentos. Muito feliz por marcar os gols com a camisa do Chelsea, mas uma sensação de tristeza por encontrar alguns jogadores e estafe que trabalharam comigo. Sei que do outro lado tem sonhos também. Mas eu tenho de fazer meu trabalho, e graças a Deus fiz dois gols hoje.”
“Só pedir desculpa à torcida do Fluminense. Sei que era importante para eles, mas para nós também. Isso faz parte do futebol. Espero um dia voltar. O torcedor sabe do carinho que tenho pelo Fluminense.”
Fábio, goleiro do Fluminense:
“A expectativa era buscar a classificação para a final, mas eles foram melhores. Fizemos o nosso melhor, entregamos vontade e gana. Nada disso faltou, então é valorizar isso.”
Renato Gaúcho, técnico do Fluminense:
“Saímos de cabeça erguida por tudo que fizemos no Mundial. Sabíamos que seria um jogo difícil contra uma equipe bastante qualificada. Valeu pela campanha e por tudo que fizemos no Mundial.”





