Frente fria mantém tempo instável e chuvoso no Paraná

Chove no Paraná, desde os setores mais a oeste até áreas centrais do estado. A faixa de instabilidade se estende de norte a sul, com dados de radar meteorológico so Simepar indicando chuvas de fraca a moderada intensidade, com alguns núcleos mais fortes acompanhados de descargas atmosféricas.

A presença de uma frente fria na altura do Sul do Brasil mantém o tempo instável no Paraná neste domingo. Chove em vários momentos do dia entre o Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Pontualmente, essas precipitações podem ocorrer com maior intensidade e acompanhadas também por descargas atmosféricas. No extremo Norte do estado, áreas próximas à divisa com o estado de São Paulo, espera-se as maiores temperaturas, com máximas próximas aos 30 °C.

Segunda-feira: chuvas e trovoadas em quase todo o dia

Segundo as previsões do Simepar o sistema frontal mantém o tempo instável no Paraná nesta segunda-feira. Chuvas e trovoadas previstas em quase todo o dia, principalmente do centro para o leste e norte do estado, mas ainda chove também nas porções mais sul e oeste. As temperaturas diminuem bastante ao longo do dia e os valores máximos serão bem mais amenos em comparação ao fim de semana.

Semana

Na terça-feira, o tempo permanecerá bastante instável em todo o Paraná, com risco de temporais localizados. As temperaturas, em média, estarão mais amenas.

Na quarta-feira, a chuva ainda deve ocorrer, porém de forma mais fraca, em vários setores. Do Centro ao Leste, a amplitude térmica será baixa ao longo do dia, devido à alta concentração de nuvens nessas regiões.

Na quinta e sexta-feira, a possibilidade de chuvas fica mais restrita à faixa leste em razão da entrada de ar úmido vindo do oceano.

Recomendações para a população

Diante da previsão de chuvas intensas e temporais localizados, a população deve adotar medidas de precaução, como:

  • Evitar áreas de alagamento e locais com histórico de enchentes
  • Não atravessar córregos e rios com nível de água elevado
  • Procurar abrigo seguro durante descargas atmosféricas
  • Acompanhar boletins meteorológicos e alertas da Defesa Civil
  • Redobrar atenção ao dirigir em condições de baixa visibilidade

As autoridades municipais e estaduais seguem em alerta para atender eventuais ocorrências relacionadas às chuvas.