Curitiba lança Patrulha de Proteção Digital

O prefeito Eduardo Pimentel lançou, nesta segunda-feira (27), a Patrulha de Proteção Digital, uma iniciativa inédita no Brasil, composta por agentes da Guarda Municipal de Curitiba especializada na segurança de crianças e adolescentes em ambientes virtuais.

A patrulha atua na prevenção a crimes cibernéticos, protegendo especialmente crianças e adolescentes. Além do monitoramento, está previsto um trabalho educativo, incluindo lives, palestras e campanhas digitais para orientar pais, professores, alunos e a sociedade sobre segurança digital em redes sociais e jogos online.

Atribuições e parceria com órgãos de segurança

A Patrulha de Proteção Digital está vinculada ao Departamento de Inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). Sua missão é antecipar riscos, monitorar redes, combater assédio, aliciamento, exploração sexual, cyberbullying, discursos de ódio e fraudes que possam afetar a integridade dos jovens.

A estratégia reforça o Plano de Governo para proteção integral da infância e juventude, com atuação integrada ao Ministério Público, Polícia Civil (Nuciber), Polícia Federal e órgãos estaduais e federais. “É a união de forças para evitar riscos a nossas crianças e adolescentes. A internet é um ambiente de risco com conteúdos impróprios e a patrulha chega para ampliar essa proteção”, afirmou o secretário Rafael Vianna.

A criação da Patrulha está fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Marco Civil da Internet e no Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (Lei nº 15.211/2025). No primeiro monitoramento, foram identificados adolescentes exibindo práticas perigosas em ônibus e depredação de veículos em redes sociais. O caso foi encaminhado às autoridades para investigação.

A patrulha irá ampliar a prevenção e a educação digital em toda a cidade, destacando-se também em ações comunitárias, campanhas de conscientização e orientação à sociedade civil. Curitiba inova no combate a crimes online, tornando-se referência nacional em proteção digital da infância.