Expopato 2025 começa neste sábado com grandes atrações

Pato Branco se prepara para receber a maior edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial – Expopato 2025, que começa neste sábado, dia 8. Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque de Exposições Prefeito Astério Rigon e traz novidades estruturais para receber um público diversificado. A Comissão Central Organizadora (CCO), em parceria com a Prefeitura e expositores, garante uma experiência completa que reúne lazer, cultura, conhecimento e oportunidades de negócios para toda a região.

A abertura oficial será às 18h e marca o início de uma programação que se estende até 16 de novembro. A Expopato proporciona integração entre os setores do comércio, indústria, agronegócio, saúde, educação e tecnologia, com destaque para atrações nacionais e regionais.

Shows nacionais gratuitos e ampla praça de alimentação

A Expopato 2025 oferece shows gratuitos com artistas de destaque no cenário brasileiro. A primeira noite terá apresentação da sertaneja Simone Mendes. A programação segue com Padre Ezequiel Dal Pozzo (9), Isadora Pompeo (10), Alexandre Pires (12), Zé Neto e Cristiano (13), Jota Quest (14) e Luan Santana (15), atraindo públicos de todas as idades. Diversas opções de entretenimento, parque de diversões e uma praça de alimentação repleta de novidades gastronômicas garantem lazer, diversidade e integração.

Agronegócio: tradição, leilões e debates sobre o futuro do campo

Organizado pela Sociedade Rural de Pato Branco, o setor do agronegócio apresenta atividades técnicas, julgamentos, palestras e leilões ao longo da feira. O destaque do sábado (8) é a Exposição Morfológica de Equinos da Raça Crioula, e no domingo (9), ocorre o tradicional 27º Bezerraço – Leilão de Bezerros e Novilhas.

A terça-feira (11), às 19h, terá palestra especial com o deputado federal Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, sobre “Cenário Político e Desafios do Agronegócio”. A partir de quinta-feira (13), você acompanha a venda permanente de ovinos, caprinos e suínos. O Evento da Proteína Animal (13) traz a palestra “Sanidade Animal” com Rafael Gonçalves Dias (Adapar) e desossa comentada de carcaça suína com Charles Ortiz Novinski, seguida de jantar especial.

Na sexta-feira (14), ocorre o 5º Leilão das Raças Britânicas do Sudoeste, ofertando bezerros, novilhas e reprodutores. O sábado (15) traz julgamento de bovinos da raça Holandesa e o tradicional almoço Leitão no Espeto. O encerramento (16) contará com desfile e premiação dos animais de argola e Leilão de Gado Geral às 14h.

Tecnologia, inovação e networking impulsionam o desenvolvimento regional

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação fortalece o ambiente colaborativo da Expopato com o Painel Inventum – Inteligência Coletiva, espaço para ideias e sugestões, e o Espaço Institucional – Capital Tecnológica, onde são apresentadas soluções de Smart City, Pato 360 e Pato ID.

Projetos de robótica, dinâmicas com arduino e a Trilha de Inteligência Artificial conectam o público ao ecossistema inovador local. Iniciativas como “Minha Futura Profissão” e “Meu Desenho Vivo” integram a programação científica, que também inclui startups, empresas âncoras, práticas de networking e parcerias com o Museu do Videogame (Menon) e o Manna Team – Robótica do Colégio Estadual de Pato Branco.