Hospital Materno Infantil de Pato Branco avança na SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, em conjunto com a bancada federal, está dando continuidade à construção do novo Hospital Materno Infantil de Pato Branco, projeto essencial para fortalecer a estrutura física e melhorar o atendimento de toda a região Sudoeste. O tema avançou nesta terça-feira (4) em reunião na sede da Sesa, em Curitiba.

Segundo o secretário estadual Beto Preto, o objetivo é garantir a regionalização da saúde e aproximar o atendimento especializado da população local. “Recebemos os projetos e estamos unindo forças entre Estado e bancada federal para viabilizar essa obra estratégica, que vai beneficiar pacientes da região e garantir o atendimento próximo de suas residências”, afirmou.

Estrutura

A unidade terá 9,3 mil metros quadrados de área construída e vai oferecer pronto atendimento, centro de diagnóstico e imagem, UTI neonatal, centro cirúrgico e centro obstétrico, internação obstétrica e pediátrica, além de banco de leite humano. O hospital terá foco especial na atenção à gestante, com estrutura moderna para redução de óbitos maternos, fetais e infantis, sendo referência para 15 municípios e cerca de 280 mil paranaenses da 7ª Regional de Saúde.

Os leitos serão regulados pela Central de Leitos do Estado, permitindo também o atendimento de casos excepcionais de outros municípios paranaenses. “A maior beneficiada será a região, mas qualquer cidadão poderá ser atendido em situações especiais”, explicou Beto Preto.

A reunião contou com a presença do secretário das Cidades, Guto Silva; do deputado estadual Luiz Fernando Guerra Filho; do prefeito Géri Dutra e de representantes do Instituto São Lucas, futura entidade responsável pela gestão do hospital.