EPR Iguaçu inicia implantação do Pedágio Eletrônico no Sudoeste

A EPR Iguaçu, concessionária que administra 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, iniciou o processo de implantação do primeiro sistema de Pedágio Eletrônico do Estado. Após autorização da ANTT, a concessionária vem operando nas etapas iniciais, como limpeza e terraplanagem para receber a base das estruturas dos pórticos — que substituirão as praças tradicionais e permitirão cobrança automática, sem necessidade de parada.

Nos próximos meses, serão realizados trabalhos de pavimentação, drenagem, montagem dos pórticos e instalação da sinalização requerida pelo novo sistema. Os pontos de implantação já definidos ficam na BR-163 (km 154 e 156, região de Santa Lúcia), PR-182 (km 517, Ampére) e PR-280 (km 234, Vitorino), abrangendo ambos os sentidos das rodovias.

Segundo Silvio Caldas, diretor-executivo da EPR Iguaçu, “o Pedágio Eletrônico vai garantir mais fluidez, segurança viária e economia para os motoristas, além de reduzir o impacto ambiental”.

Como funciona o Pedágio Eletrônico

O novo sistema utiliza pórticos de monitoramento capazes de identificar 100% das passagens, seja por TAG de pagamento automático ou leitura de placas. O motorista sem TAG deverá realizar o pagamento pelos canais da concessionária para evitar multas por evasão.

Para utilizar o sistema, é necessário realizar cadastro pessoal e do veículo na plataforma da EPR Iguaçu, viabilizando envio de avisos de pagamento e evitando inadimplência. Usuários com TAG também devem se cadastrar para receber notificações sobre possíveis intercorrências.

O pagamento pode ser feito no site da concessionária, aplicativo, totens em pontos comerciais e bases SAU ao longo do trecho.