Ratinho Junior à frente de Lula em cenário de 2º turno para 2026

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), abriu vantagem e venceria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma possível disputa de segundo turno nas eleições presidenciais de 2026. É o que mostra a pesquisa nacional Futura, realizada com eleitores paranaenses, divulgada na quinta-feira (6), que traz o pré-candidato paranaense com 43,4% das intenções de voto, frente a 38,9% do petista — a maior diferença já registrada na série histórica do levantamento iniciada em julho de 2023.

Desde o início do monitoramento, Ratinho Junior saltou mais de dez pontos percentuais: na primeira pesquisa da Futura, Lula liderava com 47,3% contra apenas 32,8% do governador do Paraná. Desde então, a trajetória de Ratinho foi de crescimento contínuo, ampliando vantagem também na comparação com o último resultado, de setembro, quando tinha 42,4% contra 40,5% do ex-presidente.

Segundo a pesquisa de outubro, apenas Ratinho Junior, Tarcísio de Freitas (SP) e Michelle Bolsonaro figuram como possíveis opositores competitivos ao PT em 2026. Tarcísio de Freitas aparece com 45,3% frente a 39,5% de Lula, enquanto Michelle Bolsonaro lidera com 47,6% contra 41,2%. Lula, por sua vez, supera os demais candidatos testados: 42% a 38,3% contra Romeu Zema (MG), e 40,3% a 38,6% diante de Ronaldo Caiado (GO).

Governador sanciona lei que proíbe reconstituição de leite em pó importado

Pesquisa espontânea e desempenho entre governadores

No cenário espontâneo — sem lista prévia de candidatos —, Ratinho Junior também se destaca como governador mais citado, ao lado de Tarcísio de Freitas, superando nomes de peso nacional e regional, como Ronaldo Caiado, Ciro Gomes, Romeu Zema, Simone Tebet, Fernando Haddad e Geraldo Alckmin.

Metodologia da pesquisa Futura

O levantamento da Futura Inteligência ouviu 2 mil eleitores com 16 anos ou mais em todo o país, entre os dias 16 e 21 de outubro de 2025. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.