Previsão do Simepar indica melhora nas condições do tempo

O Simepar indica que as condições meteorológicas seguirão instáveis no Paraná neste sábado, concentradas na região norte e , com destaque para ventos fortes, chuvas localizadas e avanço de massa de ar frio sobre o estado.

Na madrugada e manhã de sábado, a previsão aponta para chuvas mais fortes, incidência de raios e possíveis rajadas intensas de vento especialmente no Leste, Campos Gerais, Norte e Noroeste do estado. O avanço do sistema frontal pelo Paraná mantém o tempo fechado nessas regiões, enquanto Oeste, Sudoeste e Sul terão nebulosidade variável.

A partir da tarde de sábado, diminui a possibilidade de chuvas significativas. Nas regiões Sudoeste, Oeste e Centro-sul do Estado, o tempo segue sem previsão de chuva. Mas um sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) próximo à costa do Sul do Brasil ainda gera ventos moderados a fortes, superando os 50 km/h em setores do estado. As rajadas se intensificam principalmente na faixa leste, que inclui a Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, segundo o Simepar.​

No domingo, espera-se pouca chuva em todo o Paraná, mas a cobertura de nuvens aumenta do Litoral para as áreas centrais devido à incursão de ar oceânico. Chuviscos ocasionais podem ocorrer entre a Região Metropolitana de Curitiba e as praias. Uma massa de ar seco e frio avança sobre o estado, derrubando as temperaturas em todas as regiões. O amanhecer será gelado e os termômetros devem marcar abaixo de 10°C em vários municípios da metade sul do Paraná.​

Tornado

O cenário previsto foi confirmado, e o Paraná registrou intensos temporais nesta sexta-feira nos turnos da tarde e noite, num ambiente altamente instável, com grande oferta de umidade, temperaturas elevadas e queda da pressão atmosférica em superfície, além de mudança na direção e aumento da magnitude do vento com a altitude. Todos esses ingredientes foram fundamentais para formação e organização de tempestades severas com destaque para porções do oeste, centro-sul e sudoeste paranaense. Dentro dessas regiões, Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais castigada em função dos fortes ventos que assolaram o município no final da tarde. Na imagem de radar em anexo é possível visualizar a supercélula que atingiu a cidade com o tornado próximo à região de gancho, o qual avançou sobre a área urbana por volta das 18h05min.

Dentro de uma análise preliminar, o Simepar classificou o fenômeno que atingiu a cidade como tornado de categoria entre EF2 e EF3 na escala Fujita aprimorada, com base nas imagens de radar e nos vídeos divulgados nas mídias sociais que msotram parte da dimensão dos estragos principalmente em edificações. Entre EF2 e EF3 se entende que fenômeno foi capaz de produzir ventos ao redor dos 250 km/h. Para confirmar a intensidade e categoria do evento, se faz necessário analisar imagens de satélite ambiental e de imagens aéreas com drones, por exemplo.

Nos municípios de Dois Vizinhos (82,4 km/h), Guarapuava (distrito de Entre Rios – 52,9 km/h), Candói (73,1 km/h) e Londrina (92,6 km/h – aeroporto) foram municípios que tiveram fortes rajadas de vento com alguma ou outra ocorrência associada. Nas demais áreas do estado os temporais vieram acompanhados de rajadas de vento, muitos raios e chuva forte. No momento, segue chovendo de forma mais localizada nas regiões noroeste e norte, com menor intensidade em relação às últimas horas.