Governo e Municípios preparam abrigos para desabrigados

O tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, Centro-Sul do Paraná, na sexta-feira (7), provocou estragos massivos e desalojou ao menos mil pessoas, deixando cerca de 28 cidadãos desabrigados. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, já foram confirmadas 14,6 mil pessoas afetadas diretamente e 672 casas danificadas (excluindo os imóveis de Rio Bonito).

O Governo do Estado, em ação emergencial, estruturou abrigos em parceria com municípios vizinhos para atender famílias sem moradia, enquanto equipes técnicas continuam o levantamento dos dados.

O principal abrigo provisório está instalado na Casa de Líderes Laranjeiras do Sul, local já preparado para receber até 200 pessoas, com mais de 80 vagas disponíveis. Se necessário, a estrutura pode ser ampliada para o ginásio municipal e outros pontos, inclusive em Quedas do Iguaçu. Além do abrigo, a cidade conta com centros emergenciais como Ginásio de Esportes Campo do Bugre (triagem e cadastro), Centro do Idoso (alimentação) e um centro específico para recebimento de donativos no Ginásio dos Bancários de Laranjeiras do Sul.

Os cadastros para assistidos são realizados no Ginásio do Bugre. O secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, orienta que moradores devem comparecer ao ginásio para registrar danos e garantir o recebimento de auxílio. O Centro do Idoso, como centro de alimentação, oferece suporte nutricional aos desalojados de Rio Bonito do Iguaçu e região.

Ratinho Junior decreta luto oficial no Paraná após tornado

Força-tarefa de reconstrução

O governador Carlos Massa Ratinho Junior está coordenando uma força-tarefa para reerguer o município, que teve 90% das casas e prédios públicos afetados. A Cohapar, em parceria com o CREA, já opera na cidade para analisar e classificar as residências quanto à necessidade de reforma ou reconstrução.

Desde o início da tragédia, Bombeiros, Defesa Civil, Sanepar, Copel e equipes de saúde estadual atuam na retomada de serviços essenciais, logística, saúde e distribuição de colchões. Foram enviados mais de 300 colchões para os abrigos temporários, garantindo condições mínimas de conforto aos acolhidos.

Ratinho Junior decretou estado de calamidade pública, instrumento que permite ao governo dispensar licitações, mobilizar recursos rapidamente e solicitar apoio federal ou do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap). O decreto permite ainda convênios emergenciais e amplia a assistência no processo de reconstrução, priorizando socorro imediato à população vulnerável.

Veja os endereços e localização das estruturas de apoio:

POSTO DE COMANDO
Restaurante e Churrascaria Vezzaro
https://maps.app.goo.gl/kXGKk8E3jVFGU95k9?g_st=ipc

CENTRO DE ACOLHIMENTO, TRIAGEM E CADASTRO
Ginásio de Esportes Campo do Bugre
https://maps.app.goo.gl/roiqqhSMfbNoRe2M7?g_st=ipc

CENTRO DE ALIMENTAÇÃO
Centro do Idoso 
https://maps.app.goo.gl/1KupiH2BeiLFP2Bx7?g_st=ipc
Av. Dom Pedro II S/N 

ABRIGO PROVISÓRIO
Casa de Líderes Laranjeiras do Sul
https://maps.app.goo.gl/yyoCE62byJFcnrdc8?g_st=ipc

RECEBIMENTO DE DONATIVOS
Ginásio dos bancários Laranjeiras do Sul
https://maps.app.goo.gl/7cUCXsdS1Jmr66Kw8?g_st=ipc