Equipes reforçam atendimento em Rio Bonito do Iguaçu

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig, e o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, permanecem neste domingo em Rio Bonito do Iguaçu para coordenar as ações de resposta ao tornado que atingiu o município.

Mais de 50 bombeiros atuam na cidade, apoiados por 23 viaturas, sobrevoos em áreas afetadas e contato direto com a população para levantamento das principais necessidades emergenciais.

Os atendimentos hospitalares continuam intensos na rede regional: até o fim do sábado, foram realizados 784 atendimentos — sendo 133 na UBS Dr. Felipe de Sio, 137 no Hospital São Lucas, 448 no Instituto São José, 18 na Faculdade Campo Real e 48 pelo Samu.

Pronto atendimentos em Laranjeiras, Cantagalo e Saudade do Iguaçu, junto a mais de 30 ambulâncias, reforçam o suporte médico aos afetados.

Defesa Civil

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros confirmam mais de mil desalojados ou desabrigados em Rio Bonito do Iguaçu, número que ainda está sendo concretamente levantado pelas equipes técnicas e autoridades municipais.

Na recuperação dos sistemas essenciais, a Copel informa que já restabeleceu 49% da rede de distribuição elétrica da cidade até este domingo. Estruturas prioritárias, como o Centro de Comando da Defesa Civil, o posto de Saúde e o Centro do Idoso, tiveram energia religada desde a tarde de sábado.

Mais de 200 eletricistas, técnicos e projetistas estão mobilizados para a reconstrução completa da infraestrutura elétrica local.

A união de esforços do governo estadual, municipal e empresas garante atendimento emergencial e acelera a retomada dos serviços essenciais em Rio Bonito do Iguaçu.

Sanepar

A Sanepar informa que o sistema de Rio Bonito do Iguaçu está abastecido. A companhia ainda mantém gerador em uma das captações e caminhões-pipa como apoio na recuperação. Equipes seguem trabalhando em consertos pontuais de vazamentos nas redes de distribuição de água da cidade.

Também foram disponibilizados 50 mil copos de água envasada, principalmente para os desabrigados e profissionais que estão trabalhando no auxílio das vítimas e reestruturação dos serviços.