Casa Abrigo de Francisco Beltrão ganha novo espaço

A Casa Abrigo Anjo Gabriel, que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social em Francisco Beltrão, inaugurou um novo bloco nesta segunda-feira (10). A entrega, realizada pelo prefeito Antonio Pedron, marca a primeira etapa do projeto de revitalização do espaço, que recebeu investimentos de mais de R$ 300 mil.

O novo bloco conta com dormitórios, cozinhas, sala de estudo e TV, proporcionando melhor acolhimento e conforto aos atendidos. A entrega foi apresentada a lideranças locais durante evento com a presença de representantes do Município, do Judiciário e de instituições parceiras.

“Estamos viabilizando grandes obras de infraestrutura, mas essa em especial me enche de orgulho, porque representa o olhar para o futuro de Beltrão — o cuidado com as crianças que precisam de um lar saudável e que, enquanto aguardam uma nova família, possam ter o melhor atendimento possível, tanto pela estrutura quanto pelo trabalho da equipe”, declarou o prefeito Antonio Pedron.

Revitalização amplia estrutura e atendimento

A ampliação integra um projeto abrangente de revitalização da Casa Abrigo. Nesta etapa, os R$ 300 mil investidos são oriundos do Poder Público Municipal, com apoio de empresas e entidades locais que contribuíram com materiais de construção. Em janeiro de 2026, as obras entram em nova fase, com reforma e ampliação de outro bloco da instituição.

Fundada em 1995, a Casa Abrigo Anjo Gabriel oferece proteção integral e cuidados a crianças e adolescentes em ambiente seguro. O acolhimento é temporário e ocorre por determinação judicial ou encaminhamento do Conselho Tutelar.

Atualmente, 12 crianças e adolescentes estão acolhidos na unidade, que conta com mais de 15 servidores atuando em escala 24 horas, entre assistentes sociais, educadores e profissionais de apoio. O objetivo é garantir o reestabelecimento dos vínculos familiares ou a inserção em famílias substitutas, por meio da adoção.

Autoridades acompanham a entrega do novo bloco

Participaram da cerimônia a vice-prefeita Lurdinha Bertani, o secretário Felipe Guerios, a juíza Carina Daggios (Vara da Infância e Juventude), a promotora Camile Marques Dib Crippa, a coordenadora da Casa Esangela Cristina, e os vereadores Cidão Barbiero, Aline Biezus, Tiago Correa, Julio Spada, Maria de Fátima e Oberdan Saretta, além da primeira-dama Rose Pedron.

O novo espaço faz parte de uma iniciativa da administração municipal para fortalecer as políticas públicas de proteção social e aperfeiçoar o atendimento a menores em acolhimento institucional.