Athletico vence Ferroviária e mantém briga pelo acesso

O Athletico Paranaense conquistou uma vitória dramática por 2 a 1 sobre a Ferroviária neste domingo (16), em Araraquara, e manteve viva a luta pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

O resultado também frustrou o possível título antecipado do Coritiba, que só será confirmado na última rodada.

A partida foi marcada por falha do goleiro Santos no gol da Ferroviária, aos 28 minutos do segundo tempo. O Furacão reagiu com gols de João Cruz (de falta, aos 40 minutos) e Renan Peixoto (cabeça, aos 51), ambos saindo do banco de reservas.

Série B pega fogo: G4 indefinido e tensão para última rodada

Com o resultado, o Athletico ficou com 62 pontos e segue em 2º lugar. Criciúma e Goiás têm 61 pontos, seguidos de Chapecoense e Remo (ambos com 59). Apenas o Novorizontino está fora da briga.

Três vagas para a Série A ainda estão abertas e serão decididas no próximo domingo (23), às 16h30, quando o Athletico recebe América-MG na Arena da Baixada.

O Coritiba, líder, pode ser alcançado em pontos pelo Furacão se perder e o rival vencer, adiando a possível celebração do título. Já a Ferroviária, com 40 pontos, luta contra o rebaixamento.

Expopato 2025 reúne 268 mil pessoas em nove dias

Resumo do jogo: drama e virada

No primeiro tempo, as equipes criaram poucas chances, mas a Ferroviária acertou duas bolas na trave em lance duplo. O Athletico apostou na velocidade e na qualidade técnica de Zapelli, enquanto o time paulista buscou compensar a série negativa de resultados.

No segundo tempo, em falha de Santos, Fábio Fau marcou para a Ferroviária. Após mudanças promovidas por Odair Hellmann, João Cruz empatou em cobrança de falta perfeita. Nos acréscimos, Renan Peixoto escorou cruzamento de Leozinho e garantiu a virada.

Ficha técnica: Ferroviária 1 x 2 Athletico

Ferroviária: Dênis Júnior; Lucas Rodrigues (Kevin), Erik Nascimento (Vitor Mendes), Gustavo Medina e Zé Mário; Ricardinho; Netinho (Zé Hugo), Alencar, Fabrício Daniel (Fábio Fau) e Juninho (Thiago Lopes); Carlão. Técnico: Daniel Azambuja

Athletico: Santos; Mendoza (Renan Peixoto), Benavídez, Carlos Terán, Arthur Dias e Léo Derik (Leozinho); Felipinho (João Cruz), Zapelli e Patrick (Luiz Fernando); Viveros e Julimar. Técnico: Odair Hellmann

Gols: Fábio Fau (28’/2º), João Cruz (40’/2º), Renan Peixoto (51’/2º)

Cartões amarelos: Netinho, Benavidez, Felipinho, Viveros, Fábio Fau, Leozinho
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Local: Fonte Luminosa, Araraquara (SP)