O município de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, reforça o protagonismo no desenvolvimento do turismo regional com a conclusão da Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência, promovida pelo Sebrae/PR.
O evento de encerramento, realizado no sábado (15), reuniu empreendedores e marcou a assinatura do Protocolo de Intenções para a Constituição do Ecossistema Pato Branco Destino Turístico Inteligente.
Ao longo de 2025, a Jornada reuniu 18 empreendedores e resultou na consolidação de oito produtos turísticos inovadores, envolvendo segmentos como hotelaria, alimentos e bebidas, lazer e tecnologia.
Desde 2022, a iniciativa já capacitou mais de 50 empresários da região, validando mais de 30 produtos de experiência, todos incluídos no catálogo do Sebrae/PR.
Criatividade e conexão direta com o público visitante
A programação foi composta por encontros sobre o turismo como atividade econômica, a história do município, estratégias de comercialização e o passo a passo da formatação de novos produtos.
A empreendedora Daiana Vieira Gruber (Dai Gruber Doces Artesanais) criou uma box de doces que valoriza ingredientes e tradições do sudoeste, conquistando o público com sabores como bergamota, polenta com queijo, sagu e pinhão.
Cassio Lotti, do Recanto Silvestre, enalteceu os resultados: “O networking, a metodologia para construção de produtos turísticos e a própria visibilidade do nosso espaço foram diferenciais. Isso amplia as possibilidades e fortalece nosso contato com os visitantes”, avaliou o empresário.
Expedição do Conhecimento promove educação ambiental em Pato Branco
Protocolo de Intenções formaliza compromisso para transformar Pato Branco em destino turístico inteligente
Durante o evento, representantes da ACEPB, ADR-Sudoeste, Grupo Limber Software, NTI, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sebrae/PR, Senac PR, Sesc/PR, SHBRS, Zapping Consultoria e COMTUR assinaram o Protocolo de Intenções para criação do Ecossistema Pato Branco Destino Turístico Inteligente.
O documento estabelece uma agenda integrada para ações conjuntas em prol do fortalecimento do turismo local, desde a qualificação empresarial até o desenvolvimento de experiências inovadoras.
Segundo Cesar Giovani Colini, gerente do Sebrae/PR, o momento simboliza um avanço importante: “Estamos unindo esforços para impulsionar a cadeia turística. Nos próximos anos, intensificaremos a capacitação e o ambiente empresarial para acompanhar esse movimento pujante”.
O presidente do COMTUR, Kauê Felipe Cichocki, reforça o potencial do trabalho conjunto: “Uniu-se a gastronomia, hotelaria, lazer, doces e bebidas, tudo pensado para valorizar a diversidade e tornar Pato Branco referência em turismo de experiência.
Definimos prioridades estratégicas para o setor e elevamos a cidade a um novo patamar de atratividade”.





