Após vários dias de chuva, os paranaenses podem esperar ao menos três dias com predominância de sol e temperaturas elevadas — acima dos 30°C em diversas cidades do interior até sábado, segundo previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
Uma nova frente fria começa a atuar no fim de semana, trazendo instabilidade e chuvas isoladas típicas da primavera.
Na madrugada desta quarta-feira (19), quase toda a região Leste do Estado registrou baixos acumulados de chuva, não ultrapassando 5 mm em estações monitoradas pelo Simepar.
Já pela manhã, o sol voltou a predominar e cidades como Antonina e Guaraqueçaba chegaram a marcar mais de 30°C antes das 15h.
Calor predomina no feriado, mas frente fria muda o tempo a partir de sábado
No feriado da Consciência Negra, quinta-feira (20), o tempo permanece estável, com sol predominando em quase todo o Estado. Apenas no Litoral o sol deve aparecer entre nuvens devido à circulação dos ventos.
Nas demais regiões, as temperaturas ultrapassam os 30°C no Oeste, Norte e Noroeste, enquanto Curitiba e Litoral terão máximas perto dos 25°C.
A sexta-feira (21) deve ser ainda mais quente, com máximas de 28°C na região Leste e novamente acima dos 30°C no interior.
No sábado (22), o tempo muda com a passagem da frente fria pelo oceano. O meteorologista Paulo Barbieri (Simepar) explica que as chuvas serão rápidas e isoladas em boa parte do Estado:
“A chegada da frente fria trará pancadas de chuva isoladas, principalmente para as regiões da metade Sul do Paraná. No Leste, as precipitações serão mais significativas, com trovoadas durante a tarde e noite de sábado.”
No Sudoeste a previsão indica que o sábado ainda permanece com tempo ensolarado, com a possiblidade de pancadas de chuva isoladas, principalmente no período da tarde.
Pato Branco inicia dia 22 o Nossa Terra Natal 2025
Chuvas avançam no domingo
No domingo (23), as chuvas devem alcançar as demais regiões, provocando queda nas temperaturas, que ficarão mais amenas no Norte e Noroeste, com máximas em torno de 27°C.
Essa sequência de eventos reforça o quadro climático típico da primavera paranaense, com variações rápidas e instabilidade pontual, exigindo atenção dos moradores para possíveis trovoadas e mudanças.





