O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, acaba de disponibilizar dois painéis interativos inéditos reunindo informações atualizadas sobre os 399 municípios e as nove regiões geográficas do Paraná.
As plataformas Perfil dos Municípios e Perfil das Regiões centralizam dados estaduais e federais, permitindo consultas, cruzamentos e comparações rápidas entre diferentes localidades do Estado.
Além de facilitar a visualização de indicadores como área territorial, população, densidade demográfica, número de eleitores, estrutura de saúde e educação, trabalho, agropecuária, finanças públicas, produto e renda, as ferramentas agregam gráficos dinâmicos e comparativos, proporcionando visão detalhada e regionalizada.
Segundo o secretário do Planejamento, Ulisses Maia, as plataformas são um avanço fundamental para gestores municipais: “Oferecemos dados para planejar o desenvolvimento das cidades com base em pesquisas minuciosas, impulsionando melhores políticas públicas e benefícios concretos para a população”.
Para o presidente do Ipardes, Jorge Callado, os painéis simbolizam o compromisso com o acesso à informação pública, transparência e suporte a pesquisadores, gestores e cidadãos: “Essas ferramentas integram nossa extensa base de dados, referência em trabalhos acadêmicos e políticas públicas”.
Pato Branco é premiada como cidade inteligente
Recursos e diferenciais das plataformas
- Perfil dos Municípios: Permite pesquisa dinâmica de qualquer cidade paranaense, com gráficos e tabelas de população residente, rede escolar, saúde, renda, produção agropecuária, receitas e outros indicadores, comparando cada município com a média estadual. Clique aqui.
- Perfil das Regiões: Fornece visão consolidada de regiões geográficas, regiões metropolitanas, núcleos regionais de setor público, bacias hidrográficas e mais, facilitando planejamento setorial, acompanhamento de resultados e análise integrada de dados. Clique aqui.
Por exemplo, no recorte de Curitiba, é possível acessar dados de altitude (911 m), densidade demográfica (4.211,30 hab/km²), estrutura hospitalar, número de médicos, além das receitas, despesas e produção agrícola do município. Nas regiões administrativas, dados como força de trabalho, população e área territorial são visualizados de maneira consolidada.
As plataformas do Ipardes são acessíveis livremente e representam importante ferramenta para pesquisas acadêmicas, formulação de políticas públicas, planejamento regional estratégico e transparência para a sociedade paranaense.





