A 34ª edição da Assembleia Itinerante reuniu, nesta quarta-feira (26), representantes do setor produtivo, lideranças empresariais e instituições rurais de Paranavaí. Realizada durante a IV Fiman, a sessão especial homenageou personalidades locais e recebeu uma série de demandas priorizando saúde, desenvolvimento empresarial e fortalecimento do agronegócio.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), afirmou que todas as solicitações serão analisadas e encaminhadas ao Governo do Estado. Ele também garantiu articulação para viabilizar a construção de uma nova UPA no município.
“As demandas agora serão analisadas, catalogadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. A Assembleia Itinerante reafirma seu protagonismo como elo para transformar necessidades regionais em ações concretas”, destacou Curi.
Demandas municipais e empresariais
A Prefeitura de Paranavaí solicitou oficialmente a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já a Associação Comercial e Industrial de Paranavaí (ACIAP) apresentou uma pauta ampla voltada ao ambiente de negócios. Entre os principais pedidos estão:
- redução de alíquotas de ICMS e revisão da substituição tributária;
- incentivos para instalação e expansão de polos industriais;
- programas de financiamento para modernização empresarial;
- digitalização de sistemas estaduais e implantação de um Balcão Único Empresarial;
- revisão de taxas que impactam micro e pequenas empresas;
- ampliação da participação das associações comerciais nos conselhos de desenvolvimento;
- apoio a feiras, inovação e capacitação empreendedora;
- reforço da segurança pública, com ampliação do efetivo policial, monitoramento eletrônico e tecnologia;
- modernização e ampliação do Pronto Atendimento Municipal;
- apoio para revitalização urbana, mobilidade, iluminação e paisagismo;
- destinação de caminhões e máquinas como pá-carregadeira, retroescavadeira e motoniveladora.
Paraná paga 13º integral e antecipa salários de dezembro
Setor rural apresenta prioridades
O Sindicato Rural de Paranavaí e a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná defenderam pautas focadas em tecnologia e qualificação profissional. Entre as solicitações estão:
- implantação de um colégio agrícola;
- criação de um polo tecnológico voltado à pesquisa e inovação;
- apoio estadual ao polo de irrigação do Governo Federal, incluindo infraestrutura, capacitação e incentivo a práticas sustentáveis.
As entidades também pediram o fortalecimento do Fundo de Desenvolvimento da Mandiocultura, com possibilidade de aporte de parte do ICMS gerado pela cadeia produtiva.
As propostas envolvem modernização da produção, assistência técnica especializada, estímulo à industrialização e programas permanentes de inovação, com novas variedades, manejo de pragas e desenvolvimento de equipamentos, como colhedoras específicas.





