Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) junto às 22 Regionais de Saúde, realizado nessa terça-feira (9), aponta que 274 cidades do Paraná iniciaram a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) até essa data.
Outras 94 cidades iniciam a imunização nesta quarta-feira (11), totalizando 368 municípios aplicando a vacina destinada às mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação. O objetivo principal protege os recém-nascidos até os seis meses de idade contra a bronquiolite e complicações respiratórias graves.
Na área de abrangência da 7ª Regional de Saúde, Coronel Vivida, Vitorino e Pato Branco já iniciaram a vacinação contra VSR, enquanto outros municípios da região devem começar nos próximos dias.
De acordo com o levantamento e informações repassadas pelos municípios, outras 23 cidades paranaenses iniciam a vacinação até sexta-feira (12), e mais 7 darão início à imunização na próxima semana. Assim, o Paraná garante a aplicação da vacina VSR nos 399 municípios do Estado.
“Desde que recebemos as doses do imunizante, estamos em um esforço concentrado para que todos os municípios realizem a aplicação. Reforçamos que as mulheres gestantes se imunizem contra o Vírus Sincicial Respiratório, pois ajuda a proteger o bebê de doenças como a bronquiolite, evitando assim casos de internação e até mesmo mortes”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Cronograma de chegada e distribuição das doses de vacina VSR
As doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório chegaram ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) na quarta-feira (3). O Estado recebeu 37.120 doses do imunizante, que imediatamente foram separadas e enviadas às 22 Regionais de Saúde na quinta-feira (4).
Curitiba, Cruzmaltina, Ivaiporã, Jardim Alegre, Manoel Ribas, Castro e São Jorge d’Oeste foram as primeiras cidades do Paraná a iniciarem a aplicação das vacinas contra VSR, na sexta-feira (5).
Esse novo imunizante contra VSR foi incorporado ao calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano, ampliando o acesso gratuito à proteção para gestantes.
Antes disponível apenas na rede privada a um custo médio de R$ 1,6 mil por dose, a vacina representa o imunizante mais caro já disponibilizado no país pelo SUS. O Paraná aguarda o recebimento de mais doses da vacina por parte do Ministério da Saúde, pois estima vacinar mais de 138 mil gestantes no Estado.
Paraná terá câmeras com IA e reconhecimento facial
Benefícios da vacina VSR para gestantes e recém-nascidos
A vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório aplicada em gestantes a partir da 28ª semana transfere anticorpos para o bebê ainda no útero, oferecendo proteção imediata contra bronquiolite nos primeiros seis meses de vida.
Essa estratégia reduz significativamente os casos graves de infecções respiratórias em bebês prematuros e com baixo peso ao nascer, que enfrentam maior risco de hospitalização. A Sesa reforça a importância da adesão rápida para cobrir todas as gestantes elegíveis no Paraná.
O esforço concentrado das Regionais de Saúde garante que as doses alcancem rapidamente os postos de vacinação municipais. Mulheres grávidas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com cartão de pré-natal para receberem a dose gratuita contra VSR. A campanha acelera em todo o Estado para evitar surtos sazonais de VSR durante o inverno.





