Carreta Saúde da Mulher encerra com 19 mil exames

A Carreta Saúde da Mulher, ação do Paraná Rosa 2025 coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Gabinete da Primeira-Dama em parceria com Volkswagen do Brasil via Paraná Competitivo, encerrou nesta sexta-feira (12) em Morretes com mais de 19 mil atendimentos, incluindo consultas e exames especializados.

A 13ª parada zerou a fila de ultrassom de mama e tireoide, beneficiando mulheres de Morretes, Guaraqueçaba, Matinhos, Antonina e Pontal do Paraná. Desde segunda-feira (8), a unidade móvel ofereceu mamografia bilateral para rastreamento (40-74 anos), mamografia diagnóstica, coleta para citopatológico (Papanicolau, 25-64 anos), ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, além de orientações de autocuidado.

A primeira-dama Luciana Saito Massa, idealizadora do projeto inédito, celebrou o impacto. “As mulheres paranaenses abraçaram a iniciativa, superando expectativas. O projeto veio para ficar”, destacou. O secretário Beto Preto anunciou que a carreta torna-se patrimônio estadual definitivo, percorrendo outras regiões em 2026 com equipamentos de ponta. “Três meses levando saúde a áreas remotas”, resumiu.

Impacto em Morretes e depoimentos de beneficiadas

A diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes, acompanhou Morretes. “Cumprimos o circuito, atendendo longínquas regiões paranaenses”, afirmou. O secretário municipal Manoel Medeiros Machado agradeceu. “Zeramos filas de exames. Prevenção com excelência para mulheres distantes”, enfatizou.

O médico Giovanni Todesco Neto, de 29 anos, destacou o retorno. “Difícil ficar três meses longe da família, mas gratificante diagnosticar precocemente e encaminhar tratamentos”.

Sanzia Machado Krüger, 41 anos de Antonina, elogiou a rapidez. “Saí quarta com agenda para sexta. Todas devem priorizar saúde”. Rosa Bialeski, 72 anos de Matinhos, comemorou. “Espetacular para quem não tem acesso. Evitei meses de espera”.

Sanepar reduz tarifa em 50% para 228 mil famílias

Trajeto por 13 cidades e ações complementares do Paraná Rosa

Lançada em 15 de setembro, a carreta passou por São José dos Pinhais, Cerro Azul, Castro, Conselheiro Mairinck, Primeiro de Maio, Colorado, Santo Antônio do Caiuá, Mariluz, Bela Vista da Caroba, Nova Laranjeiras, Palmas e Lapa, abrangendo 77 municípios.

O Paraná Rosa distribuiu 150 mil cartilhas de saúde da mulher nas 22 Regionais de Saúde, projetou “Câncer com ascendente em Virgem” para 7,7 mil espectadoras com debates e agenda a 1ª Corrida da Vigilância em Saúde em Curitiba, gratuita com 5 mil vagas em 14 de dezembro.