Janeiro no Paraná terá chuvas fortes e calor dentro da média

Janeiro de 2026 deve manter o padrão climático tradicional no Paraná: muito calor, pancadas de chuva e tempestades de verão. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro mês do ano apresentará volumes de chuva e temperaturas dentro da média histórica, com precipitações frequentes nos períodos de maior aquecimento.

O meteorologista Reinaldo Kneib explica que janeiro é marcado pelo predomínio de massas de ar quente e úmido, condição que favorece a formação de nuvens carregadas e tempestades localizadas.

Segundo ele, as chuvas mais intensas costumam ocorrer entre a tarde e a noite e, mesmo sendo de curta duração, têm potencial para gerar inundações, alagamentos e enxurradas.

Nas regiões de serra e no Litoral, o processo pode ser ainda mais intenso. Em Guaraqueçaba, no dia 29 de dezembro, a estação do Simepar registrou 65,2 mm acumulados.

Já no dia 30, a estação pluviométrica da concessionária EPR apontou 83,6 mm de chuva no km 10 da BR-277, em Paranaguá. Episódios semelhantes podem se repetir ao longo de janeiro.

No interior do estado, a combinação entre calor, alta umidade e nuvens cumulonimbus aumenta o risco de eventos severos, com possibilidade de granizo, rajadas de vento e alta incidência de raios. Não há expectativa de estiagem ao longo do mês.

Kneib reforça que a sensação térmica deve ser elevada devido à umidade. Mesmo com termômetros marcando entre 26°C e 34°C em boa parte do Paraná, a sensação de abafamento pode superar os valores registrados oficialmente.

Temperaturas previstas para janeiro 2026 no Paraná

Segundo o Simepar as manhãs começam acima de 20°C no Oeste, Noroeste, Litoral e áreas próximas da divisa com São Paulo. Nos Campos Gerais e Sul, as mínimas variam entre 16°C e 18°C, enquanto no restante do estado ficam entre 18°C e 20°C.

A temperatura média do mês ultrapassa 26°C em Foz do Iguaçu e cidades vizinhas. Já nas regiões de Cascavel, Toledo, Maringá, Londrina, Telêmaco Borba e Francisco Beltrão, a média histórica varia entre 22°C e 24°C. Na Região Metropolitana de Curitiba e Apucarana, os valores ficam entre 20°C e 22°C. As menores médias ocorrem em Curitiba, General Carneiro e Palmas, entre 18°C e 20°C.

As máximas superam os 30°C no Oeste, Sudoeste, Noroeste, parte norte do Litoral e municípios que fazem divisa com São Paulo. Em Cascavel, Pato Branco, Telêmaco Borba, parte da RMC e região sul do Litoral, os registros variam entre 28°C e 30°C. No Sul e Campos Gerais, ficam entre 26°C e 28°C.

Faltam 9 dias para os shows do Verão Maior Paraná

Volumes de chuva previstos

O acumulado de chuva em janeiro historicamente é elevado em quase todo o Paraná. As menores médias, entre 100 mm e 125 mm, ocorrem em Jaguariaíva e Foz do Iguaçu. Em Curitiba, no extremo Oeste e em cidades próximas a São Mateus do Sul, Pato Branco e Terra Rica, os volumes variam entre 125 mm e 150 mm.

O Litoral registra os maiores acumulados, superando 300 mm no mês. Em áreas próximas de Cândido de Abreu, a média fica entre 225 mm e 300 mm. Na região de Maringá, Londrina, General Carneiro, Cascavel e Rio Negro, a variação histórica está entre 200 mm e 225 mm. No restante do estado, o acumulado fica entre 175 mm e 200 mm.