Megaoperação mobiliza 2.500 agentes para shows no Litoral

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná apresentou, na tarde desta quinta-feira (8), em Matinhos, o planejamento operacional para garantir a tranquilidade do público durante os shows do Verão Maior Paraná, que começam nesta sexta-feira (9) em Matinhos e Pontal do Paraná.

O esquema envolve a atuação integrada de todas as forças de segurança do Estado, com um efetivo de aproximadamente 2.500 profissionais distribuídos nas áreas dos eventos e em seus entornos.

O planejamento prevê bloqueios de ruas nas proximidades das arenas, controle do fluxo de veículos, fiscalização em pontos estratégicos e monitoramento permanente das áreas de maior concentração de público.

A estratégia busca garantir segurança tanto para quem participa dos shows quanto para moradores e turistas que circulam pelo Litoral durante a temporada.

Planejamento integrado das forças de segurança

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, as ações fazem parte de um planejamento detalhado elaborado para toda a temporada do Verão Maior Paraná. Segundo ele, o efetivo foi fracionado desde os principais acessos até a chegada às arenas dos shows, com bloqueios estratégicos para evitar congestionamentos e assegurar o deslocamento seguro de veículos e pedestres.

O secretário afirmou que as áreas destinadas aos eventos passaram por diversas vistorias técnicas e foram liberadas somente após a constatação de que atendem às exigências de segurança. Conforme destacou, o ambiente está preparado para receber o grande público esperado para os shows.

Expectativa de grande público e orientação aos visitantes

Hudson Leôncio Teixeira ressaltou ainda a necessidade de planejamento por parte do público, especialmente em razão da alta taxa de ocupação da rede hoteleira e de pousadas no Litoral. Segundo ele, muitas pessoas devem se deslocar apenas para os eventos e retornar no mesmo dia, principalmente da região metropolitana Curitiba e dos Campos Gerais.

Nesse contexto, o Batalhão de Polícia Rodoviária atuará com diversas viaturas distribuídas ao longo dos principais trechos de acesso ao Litoral. A expectativa das forças de segurança é de que cerca de 200 mil pessoas acompanhem a primeira noite de shows em Matinhos, além das atividades realizadas durante o dia em Pontal do Paraná.

Atuação da Polícia Militar e uso de tecnologia

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, o esquema especial para os shows complementa as ações que vêm sendo desenvolvidas no Verão Maior Paraná desde 20 de dezembro do ano passado. O efetivo contará com reforço de tropas vindas de Curitiba e de outras regiões, incluindo unidades especializadas.

A Polícia Militar empregará helicópteros durante todo o período dos shows, além de drones e câmeras instaladas nas áreas dos eventos, permitindo monitoramento em tempo real. Também haverá policiamento do Batalhão de Choque ao longo da Avenida Atlântica, em Matinhos, além da atuação do Batalhão de Trânsito no perímetro das arenas.

Alok abre os shows do Verão Maior Paraná

Corpo de Bombeiros reforça prevenção no mar

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Antonio Hiller Lino, destacou que guarda-vidas estarão posicionados de forma estratégica para evitar afogamentos e incidentes nas áreas de areia e no mar. De acordo com ele, trios de guarda-vidas serão distribuídos a cada aproximadamente 60 metros ao longo da extensão da área isolada dos shows, em direção ao mar.

Os profissionais atuarão na orientação do público e na prevenção, impedindo a entrada de pessoas no mar durante a noite, período em que as correntes de retorno permanecem ativas e representam risco elevado. Ambulâncias, veículos utilitários multitarefa, drones e o helicóptero Arcanjo 01 também estarão disponíveis para resposta rápida a ocorrências.

Polícia Civil, Defesa Civil e outros órgãos

O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockenbach, informou que a corporação terá efetivo ampliado no Litoral, com ações ostensivas, veladas e de inteligência. Viaturas, helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas, equipes do Centro de Operações Policiais Especiais e unidades móveis estarão posicionadas próximas aos locais de shows para atendimento ao público, orientação, distribuição de pulseiras de identificação e registro de ocorrências.

A operação também contará com a participação da Polícia Penal do Paraná, da Polícia Científica do Paraná e da Defesa Civil estadual. Esta última atuará com monitoramento das condições climáticas e emissão de alertas à população, a partir do Centro de Controle de Operações da Secretaria da Segurança Pública, instalado em Caiobá.