A Liga Nacional de Basquete divulgou nota oficial na noite desta sexta-feira após os episódios de violência registrados ao término da partida entre Pato Basquete e Caxias do Sul Basquete, realizada em Pato Branco, válida pelo NBB. De acordo com a LNB, após a derrota da equipe da casa, membros da diretoria do Pato Basquete, inconformados com supostos erros de arbitragem, acabaram agredindo árbitros da partida, em especial o árbitro Diego Chiconato.
LNB presta suporte aos árbitros e registra ocorrência
Na manifestação, a Liga Nacional de Basquete informou que está prestando todo o suporte necessário aos árbitros agredidos. Segundo a entidade, os profissionais receberam atendimento médico logo após o encerramento da partida e registraram Boletim de Ocorrência. Apesar do abalo emocional causado pelos fatos, todos passam bem.
A LNB reforçou que não há espaço para violência em ambientes esportivos e reiterou o compromisso de preservar os valores do esporte, considerados inegociáveis pela organização.
Portões fechados e restrições imediatas ao Pato Basquete
Após receber e analisar as evidências relacionadas ao caso, a Presidência da Liga Nacional de Basquete adotou medidas administrativas com base no Estatuto da LNB e no Regulamento do NBB Caixa 2025/2026. Entre as decisões comunicadas, está a determinação de que todas as partidas com mando do Pato Basquete sejam realizadas com portões fechados, por tempo indeterminado ou até nova deliberação do Tribunal de Justiça Desportiva da LNB.
A medida considera, segundo a entidade, a ausência absoluta de condições de segurança no ginásio da equipe. A presença no local ficará restrita a membros identificados da comissão técnica e ao corpo técnico da entidade, sem a participação de dirigentes, em razão da verificação cautelar de possível envolvimento nos fatos. Todos os que ingressarem no ginásio deverão apresentar documento de identificação ao representante da partida.
Exigência de boletim e encaminhamento à Justiça Desportiva
A LNB também determinou que o Pato Basquete apresente, até o dia 12 de janeiro de 2026, Boletim de Ocorrência registrado contra todas as pessoas que praticaram agressão ou tentativa de agressão à equipe de arbitragem. A exigência tem caráter administrativo e visa subsidiar os procedimentos da Justiça Desportiva, com base nos artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva aplicáveis ao caso.
A entidade informou ainda que, na mesma data da divulgação da nota, realizou a remessa de todos os elementos relacionados aos fatos para instauração do procedimento junto aos Tribunais de Justiça Desportiva da Liga Nacional de Basquete. O não cumprimento das determinações no prazo estabelecido poderá resultar na adoção de novas medidas no âmbito da Justiça Desportiva e do estatuto da LNB.
Briga após a derrota do Pato Basquete para o Caxias
Dirigentes identificados são afastados de eventos da LNB
Com base nas imagens analisadas, a Liga Nacional de Basquete informou que quatro pessoas foram identificadas e, a partir deste ato, ficam impedidas de comparecer a qualquer evento organizado pela LNB, por tempo indeterminado ou até ulterior decisão da Justiça Desportiva. São elas: Marcelo Pastorello, vice-presidente e diretor/representante; Alexandre Kopp, supervisor; Daniel Bertol, diretor; e Guilherme Augusto Granzotto, suplente do Conselho Fiscal.
A proibição inclui partidas de quaisquer competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete, além de eventos de lançamento, encerramento e reuniões de qualquer natureza promovidas pela entidade. As medidas entram em vigor imediatamente.
Íntegra da nota oficial da Liga Nacional de Basquete
A Liga Nacional de Basquete lamenta os fatos ocorridos na noite desta sexta-feira no jogo entre Pato Basquete e Caxias do Sul Basquete.
A LNB está prestando todo suporte aos árbitros agredidos, que, logo após a partida, receberam cuidados médicos e registraram Boletim de Ocorrência. Apesar de abalados pelos lamentáveis fatos, todos passam bem.
A LNB reafirma que não há espaço para violência nos ambientes esportivos e que seguirá trabalhando para preservar os valores inegociáveis do esporte.
Assim que recebeu todas as evidências referentes ao caso, a Presidência da LNB também atuou dentro de suas competências previstas no Estatuto da LNB e no Regulamento no NBB Caixa 2025/2026 tomar e comunicar as seguintes decisões:
1 – Em razão da mais absoluta ausência de condições de segurança do ginásio da equipe Pato Basquete, mas também considerando a logística para deslocamento dos adversários da referida equipe nas próximas partidas do NBB, vimos pela presente determinar que até decisão em contrário ou deliberação do Tribunal de Justiça Desportiva da LNB, todas as partidas de mando da equipe Pato Basquete serão realizadas com portões fechados, sendo permitida apenas a presença de membros da comissão técnica identificados e corpo técnico da entidade, sem a presença de dirigentes em razão da verificação cautelar de sua participação nos fatos.
Todos os que adentrarem ao Ginásio deverão apresentar documento de identificação ao representante da partida.
2 – Por decisão administrativa da Liga Nacional de Basquete e para fins de subsidiar os procedimentos da Justiça Desportiva no que tange aos artigos do CBJD aplicáveis ao caso, a equipe Pato Basquete deverá, no prazo de até o próximo dia 12 de janeiro de 2026, apresentar Boletim de Ocorrência lavrado em face de todas as pessoas que praticaram agressão ou tentativa de agressão contra a equipe de arbitragem da partida em referência.
As medidas acima mencionadas entram em vigor imediatamente.
Sem prejuízo de tudo o quanto acima exposto, a Liga Nacional de Basquete informa que realizará na data de hoje a remessa de todos os elementos sobre os fatos ocorridos para instauração do procedimento junto aos Tribunais de Justiça Desportiva da Liga Nacional de Basquete.
O não cumprimento de tal determinação no prazo estipulado ensejará a tomada das medidas cabíveis no âmbito da Justiça Desportiva e medidas previstas no estatuto da Liga Nacional de Basquete.
3 – As pessoas já identificadas nas imagens às quais a Liga Nacional de Basquete já teve acesso, quais sejam Marcelo Pastorello – Vice-Presidente e Diretor / Representante, Alexandre Kopp – Supervisor, Daniel Bertol – Diretor e Guilherme Augusto Granzotto – Suplente do Conselho Fiscal estão a partir deste ato e por tempo indeterminado, ou até ulterior decisão da justiça desportiva, impedidos de comparecer a qualquer evento organizado pela Liga Nacional de Basquete, incluindo partidas de quaisquer competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete, eventos de lançamento ou encerramento de quaisquer competições e/ou reuniões de quaisquer natureza, organizadas pela Liga Nacional de Basquete.
As medidas acima mencionadas entram em vigor imediatamente.
Sem prejuízo de tudo o quanto acima exposto, a Liga Nacional de Basquete informa que realizará na data de hoje a remessa de todos os elementos sobre os fatos ocorridos para instauração do procedimento junto aos Tribunais de Justiça Desportiva da Liga Nacional de Basquete.





