A Defesa Civil do Paraná encaminhou, na manhã deste domingo (11), uma carga de 2,6 mil telhas para auxiliar moradores do bairro Guatupê, em São José dos Pinhais. A ação ocorre após o município da Região Metropolitana de Curitiba ser atingido por um tornado no sábado (10), que danificou cerca de 350 residências e impactou aproximadamente 1,2 mil pessoas.
Antes do envio das telhas, a Defesa Civil Estadual já havia disponibilizado 310 metros de lona para atendimento imediato às famílias afetadas pelo tornado. O material emergencial tem sido utilizado para cobrir residências destelhadas e reduzir os impactos causados pelas chuvas e ventos fortes enquanto os reparos definitivos são providenciados.
Segundo a Defesa Civil, o apoio segue critérios técnicos, priorizando os imóveis com maiores danos estruturais e famílias em situação de maior vulnerabilidade.
De acordo com o balanço atualizado, moradores de duas residências ficaram desalojados e foram acolhidos por familiares. Além disso, duas pessoas sofreram ferimentos leves durante o evento climático e foram encaminhadas para unidades de atendimento em saúde, onde receberam cuidados médicos.
Ações integradas garantem resposta rápida
Além dos danos às edificações, o tornado provocou queda de árvores e afetou a rede de distribuição de energia elétrica, exigindo atuação conjunta de diversos órgãos. As ações de resposta envolveram a Defesa Civil municipal, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e equipes regionais da Defesa Civil Estadual, que prestaram apoio técnico às equipes locais.
A Defesa Civil do Paraná segue acompanhando a situação e o atendimento à população. “Essa carga de 2.600 telhas para São José dos Pinhais vai auxiliar as famílias mais afetadas, ajudando para que a população possa se reestabelecer o mais rápido possível”, afirmou Marcos Vidal, assessor de comunicação da Defesa Civil Estadual.
Simepar avalia intensidade do tornado pela Escala Fujita
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná confirmou que o fenômeno registrado em São José dos Pinhais foi um tornado. Agora, equipes de meteorologistas trabalham para dimensionar a intensidade do evento com base na Escala Fujita, metodologia utilizada para classificar tornados de acordo com os danos causados.
A mesma escala foi aplicada no tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, em novembro, quando o fenômeno foi classificado como F4, a penúltima categoria de intensidade, em uma escala que vai até F5.
Simepar confirma tornado em São José dos Pinhais
Como receber alertas de fenômenos climáticos
A Defesa Civil reforça que o cadastro para receber alertas de fenômenos climáticos pelo celular é gratuito. Para receber mensagens por SMS, basta enviar o CEP da residência para o número 40199.
Também é possível receber alertas via WhatsApp. Para isso, o morador deve cadastrar e interagir com o número 61 2034-4611 e seguir as orientações para concluir o cadastro. Em caso de emergência, a recomendação é buscar imediatamente um local seguro e acionar os órgãos competentes.





