Athletico empata com Cianorte em jogo marcado por polêmicas

O Athletico Paranaense empatou em 1 a 1 com o Cianorte na tarde deste domingo (11), no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, em confronto válido pela segunda rodada do Campeonato Paranaense 2026. A partida foi marcada por domínio alternado, gols anulados e lances polêmicos de arbitragem.

Nas primeiras rodadas do Paranaense, o Athletico tem utilizado um elenco formado majoritariamente por atletas aspirantes, sob o comando do técnico do sub-20, o português João Correia.

Para a sequência da competição, o treinador recebeu reforços vindos do elenco principal, como os meias Dudu Kogitzki e João Cruz, os zagueiros Habraão e Belezi, o volante Riquelme e os atacantes Renan Peixoto e Renan Viana.

O time principal, comandado por Odair Hellmann, fará sua estreia apenas na quarta rodada do Estadual, no dia 17 de janeiro, no clássico contra o Coritiba, na Arena da Baixada. A prioridade do clube segue sendo o Campeonato Brasileiro, que começa em 28 de janeiro.

Reforços estreiam pelo Furacão

Entre as contratações para a temporada 2026, o lateral-direito Gilberto, emprestado pelo Palmeiras, já havia estreado na rodada inicial. Diante do Cianorte, foi a vez do volante colombiano Alejandro García, ex-Once Caldas, fazer sua primeira partida com a camisa rubro-negra. Outros reforços, como Jadson e Portilla, seguem integrados ao grupo principal.

A única mudança na equipe titular em relação à estreia foi a entrada de García no lugar do ponta Chiqueti. O Athletico atuou no esquema 4-2-3-1, com Riquelme e García como volantes, João Cruz, Dudu e Bruninho na linha de criação, e Renan Peixoto como referência no ataque.

Cianorte sai na frente e pressiona no primeiro tempo

O primeiro tempo começou com o Cianorte impondo ritmo forte, explorando as jogadas em velocidade pelos lados do campo, principalmente com Vinni Faria e Bruno Dentinho. Aos 15 minutos, Bruno Dentinho passou por Alejandro García e finalizou do bico da área, acertando o ângulo e abrindo o placar para o time da casa.

Após o gol, o Cianorte manteve a pressão e criou novas oportunidades. Aos 30 e aos 35 minutos, o goleiro Matheus Soares precisou intervir em finalizações de Gustavo e Vinni Faria, evitando que a vantagem fosse ampliada.

Azuriz empata em 1 x 1 com o Foz no Paranaense

Athletico reage e tem gol anulado no fim do primeiro tempo

Nos minutos finais da etapa inicial, o Athletico aumentou a presença ofensiva e passou a atuar em um desenho mais agressivo quando tinha a posse de bola. Aos 45 minutos, Bruninho fez grande jogada individual, driblou três adversários e finalizou no canto, mas o goleiro Felipe Garcia espalmou.

Na sequência, aos 46, o Furacão chegou a empatar. Dudu cruzou na área e Bruninho marcou de cabeça, porém o árbitro assinalou impedimento. As imagens da transmissão indicaram lance ajustado, dando a impressão de gol legal. A primeira fase do Campeonato Paranaense não conta com árbitro de vídeo.

Empate rubro-negro e novas reclamações no segundo tempo

O Athletico voltou do intervalo com postura ofensiva e logo aos quatro minutos reclamou de um pênalti não marcado em Dudu, após disputa com o zagueiro adversário. O Cianorte respondeu rapidamente e quase marcou o segundo gol em contra-ataque de Dioran.

Aos sete minutos, veio o empate rubro-negro. João Cruz arriscou de fora da área e acertou um belo chute, deixando tudo igual no Albino Turbay.

Mais um gol anulado e jogo truncado até o fim

Com as substituições, as duas equipes equilibraram as ações. Aos 23 minutos, o Athletico teve mais um gol anulado por impedimento. Após cruzamento de Belezi, Bruninho apareceu livre para finalizar, mas a arbitragem voltou a marcar posição irregular.

O jogo seguiu truncado até o apito final, com poucas chances claras para ambos os lados. O empate em 1 a 1 refletiu o equilíbrio da partida, apesar das reclamações rubro-negras com a arbitragem.

Próximos jogos no Campeonato Paranaense

Na próxima rodada, o Athletico volta a campo na quarta-feira (14), quando enfrenta o Londrina fora de casa. No mesmo dia, o Cianorte também atua pelo Estadual, buscando sua primeira vitória na competição.

Ficha técnica

Cianorte: Felipe Garcia; Wagner Manaus, Jakão, Wesley Rodrigues e Gustavo Silveira; Natham (Andriw) e Chagas; Gabriel Silva (Aislan), Bruno Dentinho (Pedro Ivo) e Vinni Faria; Dioran. Técnico: Rafael Ferro.

Athletico: Matheus Soares; Gilberto (Vitinho), Habraão, Belezi e Claudinho; Diogo Riquelme e Alejandro García (Lucas Marezi); Bruninho (Lucas Amorim), Dudu Kogitzki (Chiqueti) e João Cruz; Renan Peixoto (Renan Viana). Técnico: João Correia.

Gols: Bruno Dentinho, aos 15 do primeiro tempo; João Cruz, aos 7 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Dioran e Jakão.
Árbitro: Victor Salles Cirilo.
Público: 1.338 pagantes.
Local: Estádio Albino Turbay, Cianorte.