Chove em uma cidade, e em outra ao lado, não. Chove em um bairro de uma cidade, em outro não. Assim funcionam as chuvas localizadas, comuns no verão, que seguirão por todo o Estado neste fim de semana, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
As temperaturas podem atingir 35°C em algumas regiões antes da frente fria. Essa massa de ar mais frio derrubará os termômetros a partir de segunda-feira (19).
A precipitação depende da combinação de umidade, instabilidade atmosférica e mecanismos de elevação do ar. Fatores como relevo, vegetação e urbanização influenciam diretamente.
Fatores impulsionam chuvas localizadas em áreas urbanas e rurais
Nas áreas urbanizadas, concreto, asfalto e veículos aquecem o ambiente. O ar quente sobe rapidamente, formando nuvens convectivas e chuvas localizadas.
Nas regiões com vegetação abundante, o solo e plantas liberam vapor d’água, elevando a umidade. Ventos em diferentes altitudes afetam duração, deslocamento e intensidade das tempestades.
Calor intenso impulsiona chuvas nesta sexta-feira no Paraná
Nesta sexta-feira (16), o calor alimenta as chuvas localizadas. Abafamento marca o dia, com máximas de 35°C no Oeste e Noroeste, e 30°C nas demais regiões.
As pancadas ocorrem à tarde, podendo estender-se à noite em todas as regiões. Não se descartam chuvas intensas pontuais e tempestades isoladas.
Fim de semana com temporais e granizo no Estado paranaense
No sábado (17), o tempo segue similar. O dia inicia com variação de nuvens, sol eleva temperaturas, e pancadas voltam à tarde com temporais isolados, rajadas de vento e granizo pontual.
A abrangência aumenta, atingindo Oeste e Noroeste. “Regiões que enfrentaram chuva irregular nos últimos dias agora veem maior instabilidade”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
No domingo (18), chuvas persistem em todas as regiões. Temporais localizados trazem rajadas fortes, granizo pontual e chuvas intensas, com maior força do Centro ao Leste.
Deral aponta safra recorde de Soja no Paraná
Riscos de enxurradas e ventos fortes no Paraná
As máximas ficam entre 25°C e 28°C do Centro ao Leste e Sul, ultrapassando 30°C no Oeste e Norte. O boletim de gestão de riscos do Simepar e Defesa Civil aponta moderado risco em todo o Estado para enxurradas, destelhamentos e queda de galhos nesta sexta à noite.
No sábado, risco alto no Sul, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, moderado nas outras. No domingo, alto no Sul, Oeste e Litoral, moderado no restante.
Frente fria muda tempo e derruba temperaturas na segunda-feira
O tempo muda no domingo. “Avanço de frente fria pelo oceano mantém instabilidade, com chuvas intensas. Na retaguarda, massa fria reduz temperaturas no Oeste e Sul”, diz Leonardo.
Na segunda (19), chuvas intensas e temporais persistem no Norte e Leste. Em Guaíra, sábado varia de 23°C a 33°C; terça (20), de 22°C a 29°C.
Em Curitiba, sexta entre 18°C e 28°C; sábado e domingo, 18°C a 27°C; segunda, 15°C a 23°C; terça, 12°C a 19°C. Pato Branco registra 19°C a 28°C sábado; segunda, 19ºC e 26C; terça, 15°C a 26°C; quarta (21), 14°C a 26°C.





