O Independente São Joseense (ISJ) conquistou uma vitória histórica fora de casa ao derrotar o Coritiba por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (21), no Estádio Couto Pereira, pela 5ª rodada da 1ª fase do Campeonato Paranaense 2026.
Com atuação segura e eficiente, a equipe de São José dos Pinhais chegou aos 10 pontos e assumiu a 3ª colocação do Grupo A. Já o time da capital permaneceu com 7 pontos, na 2ª posição do Grupo B.
No formato da competição, os clubes estão divididos em dois grupos de seis equipes, enfrentando adversários do grupo oposto em seis rodadas. Os quatro melhores avançam às quartas de final, enquanto os dois últimos disputam o Torneio da Morte.
Defesa sólida e gol decisivo garantem triunfo do ISJ
O gol da vitória foi marcado logo no início do segundo tempo pelo experiente centroavante Lucas Gaúcho, de 34 anos. Revelado pelo São Paulo, o atacante tem passagem por clubes de 12 países, em quatro continentes, e no Couto Pereira mostrou faro de gol ao girar na meia-lua e finalizar com precisão, no canto, sem chances para o goleiro.
Comandado pelo técnico Ageu Gonçalves, ex-zagueiro do Paraná Clube, o São Joseense teve como principal virtude a consistência defensiva. O goleiro Diego Monteiro, formado na base do próprio Coritiba, foi um dos destaques da partida, ao lado dos zagueiros Rodolfo Filemon, também ex-Coxa, e Caio César, que lideraram a defesa com segurança durante os 90 minutos.
Pato Futsal apresenta elenco 2026 e inicia pré-temporada
Pressão do Coxa e resistência visitante até o apito final
O primeiro tempo foi equilibrado, com o Coritiba trocando passes e tentando controlar o ritmo, mas encontrando dificuldades para furar o bloqueio defensivo do ISJ. A equipe visitante ainda levou perigo em chutes de média distância do meia João Mafra.
Na etapa final, mesmo após sofrer o gol, o Coritiba aumentou a pressão ofensiva, promoveu substituições e manteve o esquema 4-2-3-1, mas seguiu esbarrando na bem postada defesa do São Joseense. Lances polêmicos, como um possível toque de mão do goleiro Diego fora da área e um pedido de pênalti em bola que tocou no braço de Juninho, foram ignorados pela arbitragem, em uma fase da competição que não conta com VAR.
Apesar da insistência até os minutos finais, o time da casa não conseguiu evitar a derrota, enquanto o ISJ confirmou um resultado expressivo, reforçando sua campanha sólida na primeira fase do Estadual.





