Um parto de emergência mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros na manhã de terça-feira (27), em Palmas, no Sudoeste do Paraná. A ocorrência foi registrada por volta das 10h, na área central do município.
De acordo com as informações repassadas pela Central de Regulação de Urgências, uma mulher entrou em trabalho de parto em frente a uma agência bancária. A situação exigiu atendimento imediato das equipes de emergência.
Atendimento foi realizado de forma integrada
Assim que foi acionada, a equipe do SAMU se deslocou até o local indicado. Ao chegar, os socorristas constataram a situação e encontraram uma equipe do Corpo de Bombeiros já prestando apoio à gestante.
As equipes atuaram de forma conjunta, realizando todos os procedimentos necessários para garantir a segurança da mãe e do bebê durante o parto de emergência.
Mãe e bebê foram levados ao hospital
Após o atendimento inicial, a gestante e o recém-nascido foram encaminhados pela equipe do SAMU ao Hospital de Palmas. Segundo as informações, ambos estavam em boas condições de saúde no momento da transferência.
A Central de Regulação de Urgências contou com o apoio da TARM Ângela Camila Giongo, da médica reguladora Rúbia Karine de Marco e da rádio operadora Byane Soares. A equipe de Suporte Básico do SAMU envolvida na ocorrência foi composta pelo condutor socorrista Gilberto Dal Bianco e pelo técnico em enfermagem Willian Fantinel.
Paraná terá medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
Ação destaca agilidade das equipes de emergência
A ocorrência evidenciou a importância da atuação rápida e integrada das equipes de atendimento de urgência. O trabalho conjunto entre SAMU e Corpo de Bombeiros garantiu segurança, cuidado e acolhimento em um momento delicado para a família.





