Previsão de temporais nesta quinta-feira, informa o Simepar

A quinta-feira (29) começou com chuva intensa durante a madrugada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que as instabilidades voltam a se intensificar a partir da tarde em praticamente todas as regiões do Estado. Um sistema de baixa pressão atua sobre o Paraná e mantém elevado o risco para temporais localizados.

Os maiores acumulados de chuva em poucas horas foram registrados em Araucária (Sanepar), com 73,8 mm, e em Balsa Nova (Instituto Água e Terra – IAT), com 58,6 mm. Em Curitiba, os volumes mais expressivos ocorreram nos bairros Bairro Novo (Prefeitura), com 56,2 mm; CIC (Prefeitura), com 55,6 mm; Portão (Prefeitura), com 63,4 mm; e Umbará (Cemaden), com 55 mm. Em várias dessas áreas, o volume elevado foi registrado em menos de três horas.

Previsão do Simepar indica temporais isolados

Após uma trégua no período da manhã, a chuva deve retornar à tarde em todo o Paraná, com maior intensidade de forma localizada. De acordo com a meteorologista do Simepar, Bianca de Angelo, o sistema responsável pelas instabilidades não está associado à formação de ciclone extratropical.

“Apesar das condições favoráveis à ocorrência de eventos intensos, não estamos falando da atuação de uma ciclogênese intensa, como nos casos de ciclones extratropicais, e sim de uma baixa pressão localizada como causa da chuva no Paraná”, explica.

As altas temperaturas registradas na quarta-feira (28), combinadas com grande disponibilidade de umidade, também contribuíram para a formação dos temporais. Foram registradas as maiores temperaturas de 2026 até o momento em diversas estações do Simepar, como em Cerro Azul (38,9°C), Capanema (37,8°C), Foz do Iguaçu (37,1°C), São Miguel do Iguaçu (36,3°C) e Cruzeiro do Iguaçu (35,1°C). Outras cidades como Francisco Beltrão (33,8°C), Irati (32,9°C), Ponta Grossa (31,5°C) e Guarapuava (30,9°C) também registraram calor intenso.

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também marcaram recordes de temperatura para o ano em Clevelândia (29,6°C), Joaquim Távora (34,2°C) e São Mateus do Sul (34,2°C).

Boletim aponta risco alto para tempestades

Nesta quinta-feira, o calor persiste, especialmente nas regiões Oeste, Noroeste e Norte, onde as temperaturas podem ultrapassar os 30°C. Nas demais áreas do Estado, os termômetros também ficam próximos dessa marca. Com o aquecimento ao longo da tarde, aumentam as áreas de instabilidade e a previsão é de pancadas de chuva em todo o Paraná.

Segundo Bianca de Angelo, os eventos mais intensos tendem a se concentrar no início da tarde entre a faixa Leste e o Sudoeste, avançando posteriormente, no fim da tarde, para o Norte do Estado.

O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, indica risco alto para tempestades pontualmente intensas, com chuva forte em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo localizado. Essas condições podem provocar queda de galhos, enxurradas, alagamentos, transbordamento de córregos, destelhamentos e redução da visibilidade em rodovias em praticamente todo o Paraná. Apenas na região Sudeste, nas proximidades de Santo Antônio da Platina e Telêmaco Borba, o risco é classificado como moderado.

Chuva forte atingiu a RMC e várias cidades do Paraná,confira

Previsão do tempo para o fim de semana

Na sexta-feira (30), o calor continua predominando, com temperaturas próximas de 33°C no Oeste, Noroeste e Sudoeste, podendo superar os 34°C em municípios como Loanda e Foz do Iguaçu. A chuva tende a ser mais dispersa, com maior concentração entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, porém com menor intensidade em comparação aos eventos previstos para quinta-feira.

No sábado (31), o padrão atmosférico se mantém semelhante. A entrada de ar úmido vindo do oceano amplia as áreas de instabilidade, com maior concentração de chuva no Litoral, avançando em direção ao Centro-Sul do Estado. Há possibilidade de pancadas isoladas no Oeste durante a tarde, mas de curta duração e menor intensidade. O Litoral Sul merece atenção especial, onde há previsão de chuva localmente intensa no fim da tarde.

No domingo, primeiro dia de fevereiro, o cenário muda novamente. As instabilidades passam a se concentrar principalmente sobre o Oeste do Paraná, devido ao avanço de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai. Também são esperadas pancadas de chuva de intensidade moderada na região Noroeste. Ao longo da tarde, as chuvas se espalham de forma isolada para as demais regiões do Estado, com intensidade mais fraca.