O uso de um drone de alta tecnologia foi decisivo para que o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) localizasse e resgatasse rapidamente um homem perdido em uma área de mata entre os municípios de Altônia e São Jorge do Patrocínio, no Noroeste do Estado, na noite desta quarta-feira (28).
Equipado com câmera termal, alto-falante e holofotes, o equipamento integra um lote adquirido pelo Governo do Estado para ampliar o suporte e a agilidade nas operações dos bombeiros paranaenses.
O chamado foi registrado pelo telefone de emergência 193, quando o homem informou estar desorientado e sem conseguir retornar por conta própria da área de mata próxima ao Rio Caju, na divisa entre os dois municípios.
A Central de Operações acionou a equipe do CBMPR de Altônia, que seguiu imediatamente para a região com um caminhão e uma viatura específicas para buscas e salvamentos, além de um dos drones recém-incorporados à corporação.
Busca aérea reduz tempo de localização da vítima
Após a decolagem, os bombeiros iniciaram as buscas aéreas com base no último rumo informado pela vítima. Em apenas sete minutos, o homem foi localizado pela câmera termal do drone, que identificou sua presença próxima a uma árvore, em meio à vegetação fechada. De acordo com estimativas do CBMPR, buscas em condições semelhantes, sem o uso do drone, costumam levar entre três e quatro horas.
Com a vítima localizada, os bombeiros estabeleceram contato por meio do alto-falante acoplado ao equipamento. O homem estava perdido havia cerca de três horas e respondeu por gestos, indicando estar bem fisicamente, mas sem conseguir encontrar o caminho de volta. As coordenadas foram obtidas com auxílio de um GPS portátil, permitindo que a equipe se deslocasse por terra até o ponto exato.
Durante o deslocamento, o drone continuou em operação, utilizando os holofotes para iluminar o caminho e guiar os bombeiros até a vítima. O homem, de 50 anos, foi encontrado com pequenas escoriações e não precisou ser encaminhado ao hospital.
Paraná vai convocar 5.690 agentes de segurança em 2026
Tecnologia reforça segurança das equipes de resgate
Segundo o sargento Douglas Arcanjo Dias, da 2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Umuarama e instrutor do Curso de Piloto de Aeronaves Remotamente Pilotadas da Escola Superior de Bombeiro Militar (ESBM), o uso do drone foi determinante para o sucesso da operação.
“O uso da tecnologia foi primordial nesse tipo de ocorrência, tanto pela rápida localização da vítima quanto pelo uso dos alto-falantes, que permitiram tranquilizar o homem, verificar o estado de saúde dele e orientar a equipe sobre as melhores condições para o resgate”, afirmou.
Dias também destacou que os recursos embarcados na aeronave aumentaram a segurança dos bombeiros durante o deslocamento por terra. “Os holofotes auxiliaram as equipes de resgate a chegar até a vítima em segurança e realizar o salvamento, especialmente porque se tratava de um local de difícil acesso, com áreas alagadas”, acrescentou.
Equipamentos ampliam atuação dos bombeiros no Paraná
Os novos drones fazem parte de um conjunto de equipamentos de alta tecnologia incorporados pelo Governo do Paraná ao Corpo de Bombeiros desde o fim de 2024. A iniciativa amplia a capacidade de resposta em ocorrências de busca, salvamento e ações preventivas em diferentes regiões do Estado.
Os equipamentos também vêm sendo utilizados no Litoral durante a temporada do Verão Maior Paraná, em ações preventivas contra afogamentos nas praias. Além disso, os drones operam em áreas de rios no Noroeste, onde há praias de água doce e grande movimentação de banhistas.





