Câmara de Pato Branco inicia ano legislativo de 2026

A Câmara Municipal de Pato Branco realizou nesta segunda-feira (2) a primeira Sessão Ordinária de 2026, marcando o início dos trabalhos do segundo ano da 18ª Legislatura.

A sessão foi conduzida pela Mesa Diretora, composta pelo presidente Joecir Bernardi (PSD), vice-presidente Diogo Grando (PRD), primeiro-secretário Claudemir Zanco (PL) e segunda-secretária Anne Gomes (PSD), além dos vereadores Alexandre Zoche (PRD), Eduardo Dala Costa (Republicanos), Fabrício Preis de Mello (PL), Lindomar Brandão (PP), Rafael Foss (União Brasil), Rodrigo Correia (União Brasil) e Thania Caminski (PP).

Durante a sessão, os parlamentares apresentaram 25 requerimentos e 18 indicações. No Grande Expediente, a vereadora Thania Caminski abordou ações relacionadas ao cão Orelha e reforçou pautas ligadas à causa animal. Também foram lidos os ofícios dos presidentes de partidos com a indicação dos líderes partidários para o ano legislativo.

Lideranças partidárias definidas para 2026

A atual composição da Câmara conta com representantes de seis partidos: PL, PRD, PSD, PP, Republicanos e União Brasil. Cada sigla indicou seus respectivos líderes para o período legislativo.

O PL indicou Claudemir Zanco como líder. O PRD designou Alexandre Zoche. Pelo PSD, Anne Gomes assumiu a liderança. O União Brasil indicou Rodrigo Correia. PP e Republicanos não formalizaram lideranças. Já o prefeito Géri Dutra indicou Fabrício Preis de Mello como líder do Governo na Casa.

Formação das Comissões Permanentes

Conforme determina o Regimento Interno, a primeira sessão ordinária do ano também oficializou a composição das Comissões Permanentes, responsáveis por analisar projetos antes da votação em plenário e por realizar audiências públicas e convocações de autoridades.

A Comissão de Justiça e Redação será composta por Claudemir Zanco, Diogo Grando, Eduardo Dala Costa, Lindomar Brandão e Rafael Foss. O grupo avalia aspectos constitucionais, legais e de técnica legislativa das proposições.

Já a Comissão de Orçamento e Finanças contará com Alexandre Zoche, Anne Gomes, Fabrício Preis de Mello, Rodrigo Correia e Thania Caminski. Compete à comissão analisar matérias que envolvam receitas, despesas, remuneração de servidores e prestações de contas.

A Comissão de Políticas Públicas será formada por Diogo Grando, Fabrício Preis de Mello e Lindomar Brandão, com atribuição de opinar sobre temas como educação, saúde, assistência social, obras públicas, meio ambiente e organização administrativa.

Os membros das comissões ainda definirão os presidentes e os horários de reuniões.

Educação de Pato Branco convoca novos professores

Grande Expediente destacou causa animal

No uso da palavra, Thania Caminski destacou a mobilização em torno do caso do cão Orelha e cobrou políticas públicas mais efetivas de proteção animal. A vereadora mencionou a atuação de ONGs, voluntários e da Secretaria do Meio Ambiente, além de defender mudanças na legislação para combater maus-tratos e ampliar a estrutura de atendimento aos animais no município.

A pauta completa da sessão, incluindo projetos, correspondências, requerimentos e indicações, está disponível no sistema legislativo da Câmara.