Pato Branco bate recorde de temperatura em 2026

O calor predominou em diversas regiões do Paraná nesta quarta-feira (11/02), e oito municípios registraram as temperaturas mais altas do ano até o momento. Em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Estado, os termômetros atingiram 38,1 °C, a maior marca de 2026 até agora. Pato Branco também bateu recorde com 34,2 ºC.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), outras cidades também apresentaram máximas elevadas. Assis Chateaubriand chegou a 36,4 °C, Cruzeiro do Iguaçu registrou 36,3 °C e Cascavel marcou 35,4 °C.

Oeste e Sudoeste concentram as maiores temperaturas

O levantamento mostra que as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná concentraram as temperaturas mais elevadas do dia. Em Pato Branco, a máxima foi de 34,2 °C, enquanto União da Vitória alcançou 33,1 °C. Já Santa Maria do Oeste registrou 30,9 °C.

Em Planalto, a temperatura chegou a 37,4 °C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), reforçando o cenário de calor intenso em várias partes do Estado. Capanema chegou a 39,6 ºC quase igualando o recorde do ano no Estado.

Sobre Cascavel, o Simepar destaca que a cidade já havia atingido 35,4 °C no dia 7 de fevereiro. Assim, a máxima registrada nesta quarta-feira iguala o recorde anterior do município em 2026.

Curitiba tem tarde quente, mas sem recorde

Na capital Curitiba, a tarde também foi marcada por calor e sensação de abafamento. Apesar disso, o recorde de temperatura mais alta do ano ainda não foi superado. Nesta quarta-feira (11/02), os termômetros marcaram máxima de 31 °C.

O contraste entre a capital e o interior do Estado evidencia a influência das características regionais sobre as condições climáticas, com áreas do interior registrando calor mais intenso.

Assistência Social de Pato Branco amplia abordagens na zona sul

Frente fria muda o tempo no Paraná

Apesar do calor dos últimos dias, a previsão do tempo indica mudança nas condições atmosféricas em todo o Paraná a partir desta quinta-feira (12/02). Uma frente fria avança pela região Sul do Brasil e deve provocar aumento de nebulosidade e ocorrência de chuvas em várias áreas.

Em Curitiba, o dia começa com tempo abafado, mas a tendência é de aumento rápido de nuvens, com possibilidade de chuva ao longo do dia e leve alívio nas temperaturas mais elevadas.

Além da frente fria, um sistema de baixa pressão, caracterizado por uma área onde a pressão do ar é menor e que favorece a formação de nuvens e instabilidades, ganha força entre o Paraguai e o norte da Argentina. Segundo o Simepar, essa combinação deve espalhar áreas de instabilidade por diversos setores paranaenses durante a tarde.

Mesmo com a instabilidade prevista, as temperaturas seguem elevadas no Estado. A expectativa é de máximas próximas ou acima dos 30 °C em várias regiões, mantendo o padrão de calor típico do verão paranaense.

Confira a lista das maiores temperaturas de ontem 11/02/2026

PDF Loading...