Após calor intenso tempestades devem retornar ao Paraná

A forte elevação das temperaturas deve servir de combustível para a formação de tempestades no Paraná nesta quinta-feira (12). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, a instabilidade aumenta a partir da tarde e ganha força na sexta-feira (13), com a passagem de uma frente fria próxima ao Litoral paranaense.

As temperaturas já haviam subido de forma expressiva na quarta-feira (11). Em Capanema, os termômetros marcaram 39,6°C, muito próximo do recorde estadual de 2026, também registrado no município, de 39,7°C. Outras cidades também atingiram as maiores temperaturas do ano: Assis Chateaubriand (36,4°C), Cascavel (35,4°C), Cruzeiro do Iguaçu (36,3°C), Santa Maria do Oeste (30,9°C), Pato Branco (34,2°C), São Miguel do Iguaçu (38,1°C), União da Vitória (33,1°C) e Planalto (37,4°C), conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

Nesta quinta-feira, o calor voltou a predominar, com máximas acima dos 30°C em todas as regiões. Em Pato Branco, a temperatura chegou a 32,1°C, enquanto Francisco Beltrão atingiu 33,0°C.

Frente fria intensifica instabilidade

Apesar do calor da quarta-feira, pouca chuva foi registrada. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema semi-estacionário, direcionou grande parte da umidade da Amazônia para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, reduzindo a disponibilidade de umidade no Paraná.

O cenário começa a mudar com a aproximação de um novo sistema frontal pelo Rio Grande do Sul. Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, o ar quente e úmido favorece a formação de nuvens de chuva e áreas de instabilidade pré-frontais.

A frente fria avança pela região Sul e chega ao Litoral paranaense na sexta-feira (13), elevando significativamente o risco de temporais. Já há registro de chuva desde a madrugada no Oeste e Sudoeste, com aumento da instabilidade nas demais regiões ao longo do dia.

Risco de temporais e acumulados elevados

O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, aponta risco baixo nesta quinta-feira no Sudoeste, Oeste e Norte do Estado para tempestades pontualmente intensas, com possibilidade de chuva forte em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e granizo localizado. Nas demais regiões, o risco é moderado.

Para sexta-feira (13), o risco sobe para alto no Leste, Sul e Sudoeste do Paraná, permanecendo moderado nas demais áreas. Há previsão de queda de galhos, alagamentos, enxurradas, transbordamento de córregos, destelhamentos, danos em plantações e redução da visibilidade nas estradas.

Entre a tarde de sexta e a madrugada de sábado, há alerta específico para volumes expressivos de chuva. Os acumulados podem variar entre 140 mm e 200 mm em 24 horas no sul do Litoral; entre 100 mm e 140 mm na região próxima a Francisco Beltrão e na faixa norte do Litoral; e entre 50 mm e 100 mm em toda a metade Sul do Estado, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba, Laranjeiras do Sul e União da Vitória.

Pato Branco bate recorde de temperatura em 2026

Defesa Civil monitora e envia alertas

A Defesa Civil do Paraná acompanha o monitoramento meteorológico 24 horas por dia. Em caso de necessidade, os alertas são enviados à população por SMS ou WhatsApp.

O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo envio do CEP por SMS para o número 40199. Para receber alertas pelo WhatsApp, é necessário salvar o número 61 2034-2611 e interagir com o contato, realizando o cadastro pelo CEP, município ou localização. Em situações extremas, os avisos podem ser enviados por tecnologia cell broadcast, sem necessidade de inscrição prévia.