Semana terá calor e pancadas de chuva no Paraná

A semana começa com a passagem de uma frente fria próxima ao Paraná, trazendo previsão de muita chuva entre segunda-feira (16) e terça-feira (17). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os demais dias terão características típicas de verão, com temperaturas elevadas e pancadas de chuva localizadas entre a tarde e a noite. A única trégua está prevista para quinta-feira (19).

O sistema frontal já se desloca pelo Sul do Brasil. Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, a frente fria deixa o tempo mais instável na área litorânea e induz a formação de áreas de instabilidade sobre o continente, devido ao fluxo constante de ar quente e úmido vindo do Paraguai e do Centro-Oeste em direção aos três estados da região Sul.

Segunda e terça com maior instabilidade

No Paraná, a segunda-feira (16) será marcada por rápida elevação das temperaturas. A partir da tarde, há previsão de chuvas localizadas em muitos setores do Estado, inclusive na região Norte, que teve menores acumulados no fim de semana. As pancadas devem ocorrer de forma isolada entre a tarde e a noite.

Já a terça-feira de Carnaval (17) será ainda mais instável, com possibilidade de temporais devido à aproximação da frente fria pelo oceano. “Há um ciclone extratropical que atua muito longe da costa litorânea, quase sem impactos sobre as regiões paranaenses. No Paraná, a influência maior será do sistema frontal e desse ar quente e úmido vindo de regiões vizinhas”, explica Jacóbsen.

Quinta-feira será a única trégua

Na quarta-feira de Cinzas (18), a chuva ficará mais concentrada entre o Sul e o Leste do Paraná, ocorrendo de forma localizada entre a tarde e a noite. Na quinta-feira (19), o tempo fica mais estável, com predomínio de sol e calor em praticamente todas as regiões.

“É o único dia da semana em que teremos temperaturas bem mais elevadas e ausência de chuva em praticamente todas as regiões do Estado”, ressalta o meteorologista. Na sexta-feira (20), as pancadas retornam, com formação de pequenos núcleos de chuva acompanhados de trovoadas no período da tarde e noite.

Prefeito de Palmas pede apoio após alagamentos

Chuvas intensas e volumes acima da média

No último fim de semana, após a passagem de outra frente fria, os volumes de chuva foram elevados em diversas regiões. Em algumas estações meteorológicas, o acumulado em apenas 15 dias já ultrapassou o total esperado para todo o mês de fevereiro.

No domingo (15), em Curitiba, a estação do Simepar no Jardim das Américas registrou 10,4 mm, concentrados em uma hora. Entre as estações da prefeitura, o Bairro Alto acumulou 55,7 mm em 40 minutos, enquanto bairros como Bairro Novo, Boqueirão, CIC, Caximba, Pinheirinho e Portão não registraram precipitação no mesmo período.

No sábado (14), Antonina acumulou 59,6 mm no dia, sendo 30,6 mm em meia hora. Em Fazenda Rio Grande, foram 48,8 mm, com 38,6 mm em apenas 30 minutos. Já na sexta-feira (13), os maiores acumulados foram registrados em São Miguel do Iguaçu (192,2 mm), Pato Branco (99,2 mm), Palmas (93,6 mm), Palotina (90,4 mm), Guaraqueçaba (89,8 mm), General Carneiro (86,4 mm), Francisco Beltrão (86,2 mm) e Morretes (80,6 mm, segundo o INMET).

Sete estações já atingiram em 15 dias o volume médio esperado para fevereiro, como Antonina, Fazenda Rio Grande, Palmas, Pinhão, São Miguel do Iguaçu e União da Vitória. Em contrapartida, municípios como Cascavel, Capanema, Loanda, Santa Maria do Oeste, Santa Helena e Santo Antônio da Platina registraram menos de 25 mm no mesmo período, evidenciando a característica de chuvas localizadas no verão.

Temperaturas seguem elevadas

As temperaturas também continuam em alta. No domingo (15), as estações meteorológicas de Loanda (37°C), Santa Maria do Oeste (31,3°C), Santo Antônio da Platina (33,6°C) e Nova Tebas (34°C, segundo o INMET) registraram as maiores temperaturas do ano até o momento.