A primeira quinzena de fevereiro foi marcada por temperaturas acima da média histórica em diversas regiões do Paraná, especialmente no Oeste e Sudoeste, onde as máximas chegaram a ficar até 2°C acima dos valores climatológicos. Para esta semana, a tendência é de manutenção do calor em todo o Estado, com maior intensidade na faixa Oeste, que abrange também as regiões Sudoeste e Noroeste.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), sistemas atmosféricos em altitude devem contribuir para manter a atmosfera relativamente menos instável nessa porção do Estado, em comparação com o Centro-Leste paranaense.
Ao mesmo tempo, a atuação de áreas de baixa pressão próximas à costa e, mais para o fim da semana, a formação de um novo sistema sobre países vizinhos, manterão a umidade elevada.
Temperaturas até 5°C acima da média
O aviso meteorológico indica que as temperaturas máximas poderão ficar até 5°C acima da média climatológica em parte do Paraná, com destaque para as regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste. Nessas áreas, os termômetros podem se aproximar dos 40°C nos próximos dias.
O nível de risco é classificado como moderado. Apesar do calor persistente, a condição não configura onda de calor, já que as temperaturas não devem ultrapassar o limite de 5°C acima da média por período prolongado.

Chuva de verão não deve aliviar o calor
O forte calor, combinado com a umidade elevada, favorecerá a formação de pancadas de chuva típicas de verão. No entanto, essas precipitações devem ocorrer de forma mal distribuída pelo Estado, característica comum desta época do ano.
Com isso, mesmo com registros pontuais de chuva, a expectativa é de que as temperaturas não apresentem redução significativa. A sequência de dias com calor e umidade elevados tende a reforçar a sensação de abafamento, principalmente na faixa Oeste do Paraná.
Calor intenso exige atenção
O cenário reforça a importância de cuidados com hidratação, exposição prolongada ao sol e atenção especial a grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. O acompanhamento das atualizações meteorológicas é recomendado ao longo da semana.
Recordes de temperatura em 2026
Segundo levantamento das estações meteorológicas do Simepar e do INMET, divulgado no boletim de temperaturas máximas de 16/02/2026, diversos municípios registraram as maiores temperaturas do ano até o momento.
Apucarana (32,2°C), Assis Chateaubriand (36,9°C), Campo Mourão (34,3°C), Cascavel (35,7°C), Cianorte (34,0°C), Cornélio Procópio (34,2°C), Jaguariaíva (31,7°C), Loanda (37,5°C), Maringá (34,5°C), Santa Maria do Oeste (31,7°C), Paranavaí (35,9°C), Santo Antônio da Platina (34,0°C), Umuarama (35,8°C), Cidade Gaúcha (35,7°C – INMET), Nova Tebas (34,2°C – INMET) e Ventania (30,6°C – INMET) tiveram as temperaturas mais altas de 2026 até agora.





