Em menos de uma semana, 26.038 paranaenses se inscreveram no primeiro edital do programa CNH Social até a manhã desta quarta-feira (18), segundo levantamento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A iniciativa garante gratuitamente aulas de condução e isenção de todas as taxas relativas a exames teóricos e práticos.
O primeiro edital disponibiliza quatro mil vagas e permanece com inscrições abertas até o dia 16 de março. A alta procura já supera em mais de seis vezes o número de vagas ofertadas nesta etapa inicial.
CNH Social oferece primeira habilitação gratuita
As inscrições estão abertas na modalidade “Habilita”, destinada à primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), abrangendo os 399 municípios do Paraná. As vagas estão distribuídas em cinco macrorregiões: Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel.
O diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, orienta que os interessados que atendem aos critérios de renda não deixem de se inscrever, mesmo com a grande procura. Segundo ele, as vagas são distribuídas para atender as cinco macrorregiões e contam com reserva específica para mulheres, estudantes da rede pública estadual e pessoas com deficiência.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do programa (www.cnhsocial.detran.pr.gov.br). No portal, desenvolvido pela Celepar, o candidato acompanha todas as etapas, desde as aulas até a biometria, exames e emissão da CNH digital e física.
Para quem optar pela categoria B, a carteira já será emitida com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada), facilitando o uso do veículo para fins profissionais.
Quem pode participar do programa
O programa CNH Social foi instituído por lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em novembro de 2025. O primeiro edital foi lançado na última quinta-feira (12).
Para participar, o candidato deve comprovar renda familiar de até três salários mínimos, residir no Paraná há pelo menos 12 meses e morar no município onde o benefício será concedido. Também é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Não podem participar pessoas com restrição do direito de dirigir, como habilitação suspensa ou cassada.
Após a divulgação da lista final, prevista para o fim de março, o sistema fará a distribuição aleatória dos aprovados para autoescolas parceiras e clínicas credenciadas no município de residência. O edital prevê reserva de 10% das vagas para estudantes da rede pública estadual que cumpram critérios de rendimento e frequência, 10% para mulheres e 5% para pessoas com deficiência (PCDs).
Assembleia reforça direitos do consumidor no Paraná
Autoescolas e orientações contra golpes
Paralelamente às inscrições dos candidatos, está aberto o edital de chamamento para autoescolas interessadas em participar do programa. As unidades precisam estar cadastradas no Sistema de Gestão de Obras, Materiais e Serviços (GMS) e na Central de Segurança do e-Protocolo, apresentando a documentação exigida nos prazos estabelecidos.
Nesta fase inicial, o candidato realiza apenas a inscrição no site oficial, sem escolha de autoescola. A definição ocorrerá somente após a publicação da lista de aprovados.
O Detran-PR também alerta sobre tentativas de golpe envolvendo o CNH Social. Criminosos têm criado páginas falsas que imitam sites oficiais e enviado e-mails, SMS ou mensagens por aplicativos para coletar dados pessoais ou solicitar pagamentos.
O órgão reforça que não entra em contato direto para buscar candidatos e não cobra nenhuma taxa em nenhuma etapa do processo. Todo o procedimento é gratuito.





