Carolini Bonetti Longo
Quando se fala em processo de gestão, logo lembra-se que para um bom resultado necessita-se de um excelente planejamento, mas para isso é preciso estar ciente de quais são os seus objetivos e onde deseja chegar. Por isso, as ferramentas de planejamento estratégico, operacional, execução e controle são tão importantes, uma vez que, ajudam na tomada de decisões fazendo a organização alcançar suas metas.
Planejar é pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações que irão ser tomadas para que a organização venha alcançar o sucesso. O planejamento, estratégico e operacional é um processo o qual é levado em consideração os efeitos das variáveis internas e externas sobre a corporação, buscando entendê-las e deixando claro os seus objetivos e metas para então alcançar as mesmas.
Para tanto, a controladoria tem participação fundamental nesse processo, já que, irá atuar de forma mais sistemática dentro da organização, por meio da interação de todas as áreas da empresa, com o objetivo de absorver o máximo de informações necessárias para o alcance de um resultado mais satisfatório. Já na execução do planejamento, etapa responsável pela concretização, implementação das ações e posicionamentos da empresa irá auxiliar no alcance de seus objetivos e metas, ou serve para que ela possa reconstruir seu caminho, caso percebam fatores restritivos não previstos anteriormente.
Portanto, o processo de gestão envolve todas as áreas de uma empresa, caracterizado como uma ação contínua de tomada de decisões, a qual a controladoria irá garantir a eficácias das decisões por meio da integração entre todas as áreas, monitoramento e controle de todo o processo organizacional.
Acadêmica do 8º período de Administração, do Unidep
Comentários estão fechados.