Abril é marcado por padrões climáticos distintos no Paraná, com chuvas mais frequentes no Oeste, Sudoeste e Litoral, e volumes reduzidos no Vale do Ribeira e Norte Pioneiro. No entanto, a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica alterações nos padrões para abril de 2025, com menos chuva no Interior e temperaturas acima da média na metade Norte do Estado.
Distribuição das Chuvas
A tendência é que a maior parte das chuvas ocorra nos primeiros dez dias do mês, impulsionada pela atuação de um sistema frontal na altura do Sul do Brasil. “Embora esse sistema não avance diretamente sobre o Paraná, ele favorece a formação de linhas de instabilidade”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
Durante a primeira semana do mês, espera-se maior presença de frentes frias, resultando em um período abafado, com pancadas de chuva, algumas localmente intensas, principalmente nas tardes.
Historicamente, abril registra acumulados médios de chuva variando entre 140 mm em Cascavel, 190 mm em Guaraqueçaba, 87 mm em Londrina e 84 mm em Curitiba. Para 2025, a previsão indica chuvas dentro da normalidade no Litoral, Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais, enquanto no Interior a precipitação será inferior à média.
Braun destaca que, no Norte do Estado, onde os índices históricos já são baixos (80 mm a 100 mm), a redução das chuvas pode impactar atividades agrícolas. Já no Oeste e Sudoeste, apesar de volumes abaixo da média, espera-se um acumulado maior do que em março, o que pode amenizar os impactos da estiagem para os agricultores.
Temperaturas em Abril
No Paraná, as menores temperaturas são registradas na região Centro-Sul, com média de 15°C, mínimas entre 10°C e 12°C, e máximas de até 22°C. Em Curitiba, a temperatura média é de 17°C, com mínimas de 13°C e máximas em torno de 23°C.
No Oeste e Noroeste, as temperaturas costumam ser mais elevadas, variando entre 23°C e 24°C, com mínimas entre 17°C e 19°C e máximas chegando a 31°C.
Segundo o Simepar, a tendência é de temperaturas acima da média na metade Norte do Estado, enquanto na região Sul os valores ficarão próximos da normalidade, com períodos de clima ameno. “As primeiras massas de ar frio com potencial de reduzir expressivamente as temperaturas devem chegar apenas no fim do mês. A possibilidade de geada em abril é baixa”, conclui Braun.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.