A dengue continua sendo uma questão de preocupação em Pato Branco, isso porque os casos da doença continuam aumentando e o índice de infestação se mantém em 4,4%.
De acordo com o boletim liberado pela Secretaria de Saúde do município nesta sexta-feira (20), o ano de 2022 soma 4.808 notificações e 2.065 casos confirmados, sendo 2.009 autóctones, ou seja, transmitido dentro do município. Já o boletim divulgado em 13 de maio, o registro continha 4.691 notificações e 1.795 casos confirmados, apontando mais 117 novas notificações de uma semana para outra, o que representa o aumento de 2,49% e 270 casos confirmados, ou seja, 15,04% acima do último boletim.
Até o momento houve um óbito confirmado causado pela dengue e outros três em investigação. O pico de notificações aconteceu entre 3 e 9 de abril, com 645. O maior número de casos confirmados da doença até o momento ocorreu entre 13 e 19 de março, com 388 casos.
Os três bairros onde houve o maior número de casos registrados são o Fraron, com 286 casos; o Centro, com 184 casos e o São Vicente, com 116. Entre os dias 1 e 20 de maio, a Vigilância Sanitária do município recebeu 191 denúncias relacionadas a possível presença de focos do mosquito Aedes Aegypti, sendo que 27 multas foram aplicadas no período.
2022 vem sendo o ano onde os casos de dengue estão muito acima do registrado em anos anteriores. Em 2021, apenas 4 casos foram confirmados; em 2020,88; e 2019 apenas 9 casos da doença. Por isso, a Secretaria de Saúde chama a atenção da população para solucionar o problema e evitar deixar água parada nos quintais já que, mesmo com a chegada do inverno e a expectativa de diminuição de casos, há a preocupação sobre a eclosão dos ovos do mosquito no próximo verão.
UTFPR e UNIDEP realizam mutirões contra a dengue
Ações vem sendo realizadas para prevenir e combater o Aedes Aegypti no município de Pato Branco. Além dos mutirões realizados pela administração pública, neste sábado (21) a Universidade Tecnológica de Pato Branco (UTFPR) e o Centro Universitário de Pato Branco (Unidep) realizarão o projeto ‘Pato Branco sem dengue’ na Praça Presidente Vargas. O evento acontecerá das 8h30 às 11h30, com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII) e das ligas acadêmicas do curso de medicina.
De acordo com informações da Unidep, 150 estudantes das duas universidades e de diferentes cursos participarão da ação. O intuito do evento é chamar a atenção para o alto índice de casos de dengue no município e promover ações de educação e saúde em espaços públicos, além da adoção de medidas simples que podem interromper o ciclo do mosquito e também de transmissão da doença.
O sábado também será marcado por atividades teatrais, com a presença do mascote da campanha contra a dengue e entrega de sacos de lixo e panfletos informativos.
Já a ação realizada pelas instituições no dia 14 de maio aconteceu no bairro Fraron, com o mutirão de sensibilização contra a dengue, com apoio da Secretaria de Saúde de Pato Branco e a presença de 60 alunos. Na ocasião, os voluntários visitaram as residências com o acompanhamento de agentes de saúde do município e entregaram sacos de lixo e panfletos sobre a dengue, passando informações sobre sintomas e medidas de proteção.