Acefb e Ciklo Hub receben visita do embaixador do Senai/Fiep para discutir parcerias

A Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) e o Ciklo Hub de Inovação receberam, na manhã desta quarta-feira, 25, o embaixador do Sistema Senai/Fiep Tecnologia e Inovação do Paraná, Marcus Von Borstel. O objetivo da visita foi debater o desenvolvimento de parcerias entre a Acefb e o Senai, além da possibilidade de implementar um núcleo do Senai no Ciklo.

O encontro centrou-se em como iniciativas colaborativas podem beneficiar os empresários da região e estimular a inovação na indústria. A conversa enfatizou a necessidade de alavancar a conexão entre indústrias e instituições de ensino, com foco no fortalecimento do desenvolvimento econômico local.

Marcus Von Borstel apresentou os 18 ativos tecnológicos do Senai em Paraná e discutiu a proposta de colaboração com a Acefb. Ele afirmou que esses recursos tecnológicos poderiam ser utilizados por indústrias, tanto associadas quanto não associadas à entidade, contribuindo para a competitividade industrial.

Von Borstel explicou que são quase 100 laboratórios no Paraná para vários tipos de serviços industriais – consultorias para micro e pequenas indústrias, processos e eficiência energética, automatização digital e a PDI – Pesquisa de Desenvolvimento e Inovação. “Dessa forma entendemos que podemos melhorar a competitividade da indústria paranaense para que mais indústrias se instalem e progridam no Brasil”, disse o representante do Senai.

Durante o encontro, uma apresentação do Ciklo foi feita pelo empresário Cledson Lodi, vice-presidente da Acefb para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação e coordenador do Ciklo.

“Sabemos que a região Sudoeste tem um grande ecossistema de inovação, e o Ciklo integra esse ecossistema. Por isso queremos estreitar os laços, colocando o habitat do Senai onde possamos interagir com as startups, fazendo inovação aberta para as indústrias do Paraná como um todo”, conclui Von Borstel.

O diretor executivo da Acefb, Joares Ribeiro, ressaltou a importância do panorama apresentado por Von Borstel sobre as oportunidades que o Senai/Fiep pode proporcionar à comunidade e ao setor industrial. “Inclusive é um assunto que vem ao encontro do Núcleo das Indústrias que estamos estruturando na Acefb. Sugerimos também ao Marcus um braço do Senai junto ao Ciklo para que possamos realizar mais ações de inovação e tecnologia”, complementou Ribeiro.

Um novo encontro foi agendado para novembro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.