Da assessoria/Acefb
A Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) esteve representada na manhã desta segunda-feira, 5 de junho, na abertura da Semana do Meio Ambiente, realizada no auditório do Ecomuseu Jorge Baleiro de Lacerda, em Beltrão, pela empresária Mariane Zilli Molin, vice da Acefb para Assuntos de Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Hoje é celebrado em vários países o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Neste ano, o tema mundial do meio ambiente foca em soluções contra a poluição plástica na natureza. “Na abertura foram relatadas informações que a gente nunca pode deixar de falar, que é a educação ambiental. A conscientização precisa acontecer nas escolas, mas também no convívio dos adultos, precisamos olhar melhor para nossos rios e nascentes, em especial ao nosso Rio Marrecas”, analisa Mariane.
A empresária destaca o importante papel da imprensa para seguir divulgando essas ações de conscientização. “Ações simples de como separar o lixo doméstico, separar adequadamente o que é reciclável, fazer a lavagem das embalagens, tomar cuidado com o destino do óleo de cozinha, vidros, baterias, pilhas, entre outros materiais”.
Hoje não cabe mais a desculpa de que não existem informações de como separar adequadamente resíduos orgânicos do recicláveis. “Existem aqui em Beltrão ecopontos para fazermos o descarte correto onde cada um pode fazer a sua parte. Foi falado ainda na abertura da semana sobre a questão do desmatamento, com a presença de um representante do governo do Paraná”, disse Mariane.
Mensagem aos empresários e colaboradores
“Ações de educação e conscientização ambiental não são difíceis de aplicar dentro das nossas empresas. Basta lançarmos a ideia, engajar os colaboradores e ainda trabalhar com gamificações. Mas o mais importante é que essas ações podem ser deixadas para amanhã”, sugere Mariane.
Ela cita um exemplo feito dentro da sua empresa, a Conlli Condomínios, onde são recolhidos tampinhas e lacres de garrafas e latas, além da separação do lixo orgânico do reciclado. “Penso que os projetos podem evoluir aos poucos, mas sempre começando com pequenas ações que podem ser praticadas com a família toda”.
Três dias de programação
5/6 – segunda-feira
Abertura da Semana de Meio Ambiente
Horário: 9h
Local: Ecomuseu Jorge Baleiro de Lacerda
Tema: Educação ambiental em Francisco Beltrão.
Atividade no Calçadão
Horário: 13h30 às 16h30
Feira de adoção de animais abrigados no Centro de Zoonoses
6/6 – terça-feira
Horário: 9h às 11h
Local: Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda
Palestra/tema: Licenciamento Ambiental Municipal e Estadual.
Mediadores: Rafael Dal Zotto (diretor do IPPUB – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Vilmar Rigo, diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fabrício Citadin Nezi (representante do IAT – Instituto Água e Terra).
Público-alvo: empresas de consultoria ambiental e o UTFPR
7/6 – quarta-feira
Horário: 8h às 18h
Local: Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda
Palestra/tema: Circuito de Treinamento para Enfrentamento da Esporotricose em estabelecimentos médico-veterinários do Paraná
Promoção: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná. Prefeitura de Francisco Beltrão, Secretaria da Saúde do Estado e Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz). Público-alvo, médicos veterinários que atuam em clínicas, consultórios, hospitais, atendimento domiciliar e responsabilidade técnica de empresas do mercado pet.
Atividades no Calçadão, das 9h às 17h: coleta de eletrônicos, lâmpadas, óleo de cozinha usado, jeans velhos e distribuição de mudas de árvores nativas.
Comentários estão fechados.