Marcilei Rossi e Agência Brasil
Foi-se o tempo em que o perfil do idoso era da pessoa que ficava em casa, cuidava dos netos e fazia alguns poucos trabalhos manuais. Cada vez mais as ferramentas digitais estão fazendo parte da rotina da população acima de 60 anos, e o envelhecer vem apresentando novos hábitos.
Prova é, que na semana passada, uma pesquisa de inclusão digital dos idosos realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), apontou que sete em cada dez idosos que possuem conexão com a internet afirmam se sentir seguros com o ambiente online.
O estudo que foi contratado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e que entrevistou 3 mil idosos, nas cinco regiões do Brasil, revelou que apenas 10% dos entrevistados sentem segurança total na internet. Prova de que mesmo conectados, os idosos apresentam ainda uma série de medos quando se trata de tecnologia.
Entre os principais serviços usados estão, em primeiro lugar, o acesso a redes sociais, seguido pelo uso de aplicativos, serviços bancários e assistir vídeos via plataformas de streaming.
Mas este comportamento não é também uma novidade, até porque, muitos idosos, mesmo já aposentados buscam a recolocação no mercado de trabalho.
Criada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e desempenhada pela Agência do Trabalhador o programa 50+, tem como finalidade reconduzir ao mercado de trabalho.
Esta foi uma das ações desenvolvidas, na praça Presidente Vargas, no primeiro dia da Semana do Idoso em Pato Branco, reunindo a secretaria de Ação Social e o Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso.
Segundo o diretor da Agência, Fabrício Preis de Mello na ação dessa segunda-feira (26), foram captadas 27 entrevistas. Ainda segundo ele 15 empresas estavam fazendo as entrevistas e contratações na praça.
Conforme Preis de Mello, durante a mobilização também foram realizadas confecções de certificados e entrega do Selo Empresa Amiga do Idoso e a elaboração de currículos. “É importante que as pessoas acima dos 50 anos busquem a Agência do Trabalhador, pois estamos com diversas vagas em setores variados”, comenta o diretor.
Ainda segundo Preis de Mello o retorno desta parcela da população ao mercado de trabalho a experiência, mas “o que mais as empresas buscam nos dias de hoje, que é o comprometimento.”
Cidade Amiga do Idoso
De olho no comportamento social e principalmente dos idosos, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entidade ligada a Organização Mundial da Sáude (OMS), que reconheceu Pato Branco como a primeira Cidade Amiga do Idoso, em 2018, marcou o intervalo de 2021 a 2030, como a década do envelhecimento saudável.
Para este período foram preconizadas políticas públicas para atender de fato as necessidades das pessoas idosos, que comemora sua data em 1º de outubro, mas também apoios ao desenvolvimento de ambientes amigáveis; adaptados; além de alinhar a defesa de sistemas de saúde para atender as necessidades específicas das pessoas idosas; desenvolver sistemas sustentáveis e equilibrados de prestações de cuidados e melhorar a mensuração e monitoramento de pesquisas sobre envelhecimentos.
Sem dados atualizados de pelo órgão gestor da Cidade Amiga do Idoso, e na expectativa de que o Censo 2022 atualize os dados populacionais, os últimos indicadores que permitem uma ideia da população idosa de Pato Branco são ainda do Censo 2010.
Até 2018, somente Veranópolis (RS) tinha recebido a certificação de Cidade Amiga do Idoso, título concedido em 2016.
Foi também em 2018, que Pato Branco se tornou o primeiro município paranaense a ter a certificação. Já em 2020, entraram na lista da Opas; Chopinzinho, Dois Vizinhos, Itapejara D’Oeste, Nova Esperança do Sudoeste, Pérola do Oeste, Realeza, Renascença, Santo Antônio do Sudoeste e Sulina.
Agora em 2022, o Paraná passou a ser o estado com maior quantidade de certificações, 17 somente no Sudoeste, com o reconhecimento de Bom Sucesso do Sul, Barracão, Capanema, Enéas Marques, Salgado Filho, Planalto e Vitorino.
Programação Pato Branco
27 de setembro
8h às 12h e das 13h30 às 17h30: Curso de inclusão social e digital para pessoas idosas – CEU das Artes
9h: Ação Selo Calçada Amiga do Idoso – Caminhada na região central com adesivaço das empresas com calçadas acessíveis para todos
14h: Tarde beleza para pessoas idosas
28 de setembro
8h às 12h e das 13h30 às 17h30: Curso de inclusão social e digital para pessoas idosas – CEU das Artes
13h30: Homenagem aos centenários do município – Câmara Municipal de Pato Branco
29 de setembro
8h às 12h e das 13h30 às 17h30: Curso de inclusão social e digital para pessoas idosas – CEU das Artes
8h30: Apresentações da Unati, no Largo da Liberdade
9h30 – Palestra: Desafio de envelhecer na atualidade e o papel das políticas públicas – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Pato Branco
14h às 16h: Idoso na Biblioteca – roda de conversa e troca de experiências, Parque do Alvorecer
30 de setembro
14h: Atividades para as pessoas idosas – Ginásio do bairro Alvorada, Cras Alvorada, Cras São João e Espaço de Convivência à Pessoa Idosa
1º de outubro
9h às 11h: Parque Alvorecer – Caminhada e atividades diversas