Redação com Assessoria
Foi realizada na manhã desta sexta-feira (29) uma reunião preliminar entre os órgãos envolvidos com o trânsito na cidade, a fim de desencadear ações do Maio Amarelo. Estiveram presentes entidades como a Polícia Militar, Dragões Brasil – Moto Clube, Sindicato dos Motoristas, Detran, Samu e outros.
Mesmo a ação iniciando em todo o mundo já em 1º de maio, as ações locais serão desenvolvidas de 9 a 31, serão palestras, teatros, caminhadas, blitz, entrega de material educativo, buscando a conscientização da população em relação aos acidentes. “Nós faremos uma divulgação nos órgãos de imprensa, para que toda a população possa participar dessas ações”, afirma o diretor do Depatran, Robertinho da Luz Dolenga.
O município desenvolve e faz a gestão de ações de trânsito, no mês de Maio, no sentido de chamar a atenção da população em relação aos acidentes de trânsito e consequentes vítimas destes.
Para o diretor do Depatran, as ações do Maio Amarelo se mostram mais importantes em um momento em que a frota circulante de Pato Branco aumenta de forma significativa. “Nos últimos anos, houve uma média de aumento anual de 3% no número de veículos na nossa cidade, enquanto que a população aumentou 1.6%. E quanto maior a frota circulante, maior a probabilidade de acidentes”, ressaltou.
“É importante frisar que a população dirija com cuidado, que tenha a sua participação com responsabilidade no trânsito, a fim de que possamos minimizar essas causas e consequências”, finaliza Dolenga.
Juntos salvamos vidas
Movimento mundial, criado há 9 anos, para chamar a atenção para a violência no trânsito, o Maio Amarelo de 2022 destaca a importância de todos na composição do trânsito, por isso a temática escolhida foi “Juntos salvamos vidas”.
No site oficial da ação, vem sendo destacado que em 2019, conforme levantamento junto ao Ministério da Saúde (DataSus), foram mais de 31 mil mortes no trânsito no país, ou seja, uma pessoa morreu a cada 16 minutos nas nossas ruas e estradas. Ainda que, a cada três minutos, uma pessoa foi deixada com sequela permanente.
Com relação as mortes no trânsito em 2020, a campanha deste ano não divulgou dados do DataSus, contudo, alerta que informações preliminares dos municípios, apontam para um grande quantitativo de óbitos por acidentes.