A Justiça do Trabalho do Paraná mediou um acordo que encerrou, na tarde desta sexta-feira (11), a greve dos trabalhadores do transporte coletivo de Maringá e cidades da região metropolitana. A paralisação, que começou na madrugada de quinta-feira (10), será encerrada de forma imediata, com retomada gradual das linhas municipais e metropolitanas à medida que motoristas e cobradores retornarem aos seus postos.
A conciliação ocorreu em audiência do dissídio coletivo conduzida pela desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR). O acordo foi firmado entre o Sindicato dos Trabalhadores em Veículos Rodoviários de Maringá (Sinttromar) e as empresas concessionárias Cidade Canção e Cidade Verde.
Os principais pontos de impasse giravam em torno da implementação do seguro-saúde e da redução do intervalo intrajornada. Conforme o acordo, o seguro-saúde será implantado para os trabalhadores a partir de janeiro de 2026. Além disso, as empresas terão 30 dias para apresentar um estudo de impacto econômico sobre a redução do intervalo intrajornada de quatro para três horas. Em seguida, o Município de Maringá, as empresas e os trabalhadores irão discutir uma proposta para viabilizar essa redução até janeiro de 2026.
As horas não trabalhadas durante a greve serão compensadas com uma hora extra diária a partir da próxima semana. A negociação contou com a participação dos dois Poderes concedentes do transporte público na região: o Município de Maringá e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Antes mesmo da audiência de conciliação, as partes já haviam acertado, em reuniões de mediação pré-processual realizadas pelo TRT-PR, o reajuste salarial da categoria. Ficou definido um aumento de 6% sobre os salários e benefícios econômicos, além da elevação do vale-alimentação para R$ 700,00 líquidos, com efeito financeiro retroativo a 1º de junho deste ano.
Como parte do compromisso firmado na audiência, trabalhadores e empresas devem apresentar ao Tribunal, em até 15 dias, o novo acordo coletivo de trabalho formalizado.
Comentários estão fechados.