Maior competição do ciclismo de estrada no mundo, o Tour de France 2023 começou ontem 1º de julho, logo com uma disputa ‘em família’ na etapa de abertura. Os irmãos gêmeos Adam e Simon Yates, da Grã-Bretanha, se destacaram e ocuparam as duas primeiras posições na prova realizada em Bilbao neste sábado, 1º de julho.
Adam Yates (UAE Team Emirates) levou a melhor sobre o irmão com um sprint final e venceu os 182km montanhoso na cidade do País Basco com 4h22min49, apenas quatro segundos à frente de seu irmão, Simon (Team Jayco AlUla). Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) foi o terceiro ao liderar o segundo pelotão.
Esta foi a primeira vitória de Yates em uma etapa de Grand Tour em sua carreira. Em sua sétima participação no Tour de France, ele foi quarto colocado na classificação geral em 2016 e foi o melhor atleta jovem na ocasião. Ele também foi Top 10 na competição em 2020 e 2022. Com o resultado, ele assume a camisa amarela na primeira etapa.
A disputa pelo título da Grande Volta em 2023 está imperdível. Além de contar pontos para o ranking que determinará os classificados aos Jogos Olímpicos Paris 2024, os últimos campeões despontam como favoritos novamente, incluindo o colombiano Egan Bernal (campeão em 2019), o esloveno Tadej Pogacar (2020 e 2021) e o dinamarquês Jonas Vingegaard (2022).
Os atletas não terão descanso após a primeira etapa do Tour de France 2023. A segunda etapa ocorre neste domingo, 2 de julho, com o trecho de 209km (o mais distante do percurso deste ano) montanhoso entre Vitoria-Gasteiz e San Sebastian, ainda no território do País Basco.
Esta é o segundo Grand Tour do ciclismo de estrada neste ano, que reúne as três principais competições da modalidade. Em maio, o esloveno Primož Roglič (Jumbo-Visma) conquistou o título do Giro d’Italia 2023. Depois, entre agosto e setembro ocorre a Volta à Espanha.
Comentários estão fechados.