A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou nesta segunda-feira (3) a lista dos 50 colégios selecionados para consulta pública sobre possível adesão ao modelo cívico-militar já para o ano letivo de 2026. O processo ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro e mobilizará pais, responsáveis, alunos e professores das unidades contempladas.
As escolas estão distribuídas em 34 cidades paranaenses, entre elas Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranaguá, Toledo, Umuarama, entre outras. No total, 21,3 mil alunos compõem as unidades selecionadas, escolhidas com base em critérios técnicos do Departamento de Educação.
A regulamentação completa, detalhando formato e regras de votação, será divulgada pelos canais oficiais da Seed-PR nas próximas semanas.
Expansão do modelo cívico-militar no Paraná
O Paraná lidera o País em número de colégios cívico-militares, com 312 unidades e cerca de 190 mil estudantes. O formato combina gestão civil com presença de militares da reserva em apoio à administração escolar e disciplina. O programa foi ampliado após a descontinuidade do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) e, caso todos os colégios aprovados por consulta pública aderirem, a rede chegará a 362 escolas e aproximadamente 211 mil alunos.
Uma lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior recentemente também autoriza escolas de educação em tempo integral a aderir ao modelo cívico-militar. Das 50 escolas da nova seleção, 20 são integrais.
Ratinho Junior sanciona o programa Regulariza Paraná
Indicadores positivos e participação em programas
Segundo dados do Ideb 2023, escolas cívico-militares do Paraná superaram a média estadual, com índice de 5,43 nos anos finais do fundamental e 4,75 no ensino médio, contra 5,3 e 4,63 na rede tradicional, respectivamente. Desde a adoção do modelo, 64% das unidades elevaram seus índices.
O modelo também se destaca no intercâmbio internacional: 20,6% (417) dos 2 mil alunos do programa Ganhando o Mundo em 2025 pertencem a colégios cívico-militares.





