A terceira rodada da 1ª Taça Baruzito de Tiringol, categoria força livre, seria realizada neste domingo (9), mas como tem previsão de chuva, foi adiada para o próximo dia 16, com disputas no masculino e feminino na Associação dos Funcionários Fiscais do Sudoeste do Paraná, em Pato Branco. Também haverá a parte recreativa da competição para as crianças que forem ao local.
A Taça Baruzito, que terá seis etapas, envolve seis equipes no feminino, em chave única, classificando-se as quatro primeiras colocadas para as semifinais. Já no masculino são 12 equipes, divididas em duas chaves com seis cada, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo para as semifinais.
No feminino, após a segunda rodada, a competição é liderada pela equipe Bom Sucesso, com 25 pontos, seguida pela V8 Futsal, com 21 pontos. Em terceiro lugar está a equipe Alianza, com 17 pontos.
Na chave A masculino, a disputa está acirrada, com a liderança do Alianza, com 22 pontos, um a mais do Medellín. Tucumã é o terceiro colocado, com 16 pontos. Na chave B, o LZ lidera, com 24 pontos, seguido pelo Corinthians, com 21 pontos. O terceiro colocado é o Tabajara, com 16 pontos.
Silvio Antônio Giordani, presidente nacional do Tiringol, afirmou que se trata de um esporte inclusivo, com regras fáceis de serem executadas. Ele acrescentou que qualquer pessoa, que tenha o mínimo de preparo físico, pode participar do Tiringol. Com relação a Taça Baruzito, Giordani destacou que foi bem aceita pelo público masculino e feminino. São em torno de 120 participantes e nas rodadas sempre contam com crianças que, através da recreação, vão se adaptando ao esporte. Idosos também estão participando diretamente do Tiringol, muitos deles eram ativos nos esportes em geral, como ex-jogadores. “Em 2023 vamos continuar com essa modalidade de campeonato dando oportunidade para outras categorias, envolvendo as Apaes, de Pato Branco e outras cidades da região. Já em 2024, vamos promover o 1º Campeonato Regional de Tiringol”, completou.