Aeroporto de Pato Branco é o mais bem avaliado do Sul do país em sua categoria

Após passar pela primeira vistoria AVSEC (Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita), o Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso destacou-se ao alcançar mais de 90% de conformidade. Realizada pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), essa avaliação, que busca garantir a segurança da aviação, além de prevenir ações ilícitas, estabelece o aeroporto como o mais bem avaliado da região Sul do Brasil em sua categoria.

Com sede em Curitiba, Paraná, o Cindacta II, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), é responsável pelo controle do tráfego aéreo e pela defesa aeroespacial em estados como Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Além disso, desempenha funções como gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento, sendo uma peça-chave no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Para o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, o resultado positivo é um reflexo do empenho contínuo da administração municipal em integrar o município ao cenário global e impulsionar o desenvolvimento regional. “É gratificante receber essa avaliação. É um reconhecimento do esforço contínuo do Executivo Municipal nos últimos anos, que tem trabalhado para conectar Pato Branco com o mundo, fortalecendo o desenvolvimento do município e de toda a região Sudoeste”, disse.

Previsto pelo Decreto nº 87.758, de 1982, o Cindacta II opera como um elo permanente do SISCEAB e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), gerindo o espaço aéreo de uma ampla área do território nacional.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.